Mensagem de agradecimento e despedida do Padre Hamilton Sobreira Silva

Na noite desta quarta, 11, a Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira celebrou a última Missa presidida pelo Padre Hamilton Sobreira Silva, enquanto pároco desta. A missa aconteceu no tradicional horário, às 19h30, na Igreja Matriz com a presença das nove comunidades que formam a Paróquia.

A celebração foi marcada pela alegria e gratidão: Alegria, por saber que um ciclo na vida da Paróquia e na vida padre Hamilton se encerram para iniciar um outro, e Gratidão, por toda dedicação e atenção dada por ele nestes sete anos à frente da Paróquia.

Confira a mensagem lida pelo diácono Edvaldo

Padre Hamilton,

Existem coisas que acontecem independentes da nossa vontade... mas quando temos uma missão a ser realizada nesse mundo, devemos aceitá-la, pois fazem parte dos desígnios de Deus para a nossa existência.

“Tudo tem o seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu.” nos diz o Livro do Eclesiastes. A vida é uma escola, já diziam nossos antepassados, e uma escola técnica, pode-se dizer. Nesta escola, não se aprende efetivamente nada se não for pela experiência.

Não há teoria que possa dar a ninguém o “certificado” de sabedoria, de experiência de vida. Só se aprende a viver vivendo!

A despedida hoje, é sim muito emocionante. É hora de olharmos para trás e refletirmos tudo o que passamos juntos. Momentos agradáveis, momentos difíceis também. E como seria louvável que nos bastidores de uma paróquia, composto dos mais variados tipos de pessoas, tudo ocorresse da forma mais calma e tranquila possível. Tudo isso porque “A Igreja é Santa e Pecadora!” Santa pois tem sua origem em Nosso Senhor Jesus Cristo, pecadora pois nela nos encontramos, humanos pecadores, que tentam e se esforçam ao máximo para trilhar os caminhos mostrados e ensinados pelo Santo Evangelho, buscando assim, nos assemelharmos cada vez e sempre mais ao nosso Criador e Mestre.

Por esse motivo Padre Hamilton, aqui nesse momento, pedimos perdão em nome de toda a nossa Paróquia, por todos os momentos que o deixamos em situação desagradável e infeliz, que lhe causaram aborrecimentos e chateações. Foi no momento mais difícil neste século, que pudemos realmente testemunhar o grande zelo do Senhor por nós. Mesmo distante fisicamente, sempre teve uma palavra amiga e se manteve presente em nossos lares através das mídias sociais, e nos encorajou em meio a situação caótica na pandemia.

Porém, em maior quantidade e intensidade, foram os momentos especiais e belos de verdadeira experiência de vivência da Palavra Divina ,de  comunhão e união fraterna que vivenciamos juntos: quantas conquistas, quantas vitórias, quantas construções, quantas reformas, quantos festejos, quantas festividades, quantos jantares de confraternização, quantos natais, quantas quaresmas, semanas santas, quantas Páscoas de Nosso Senhor, as Santas missões Populares que celebramos juntos aqui em nossa Paróquia... quantos irmãos nossos, que muitos nos ajudaram em nossa comunidade paroquial ,que já não estão mais entre nós aqui nesta vida, mas que já contemplam a face de nosso Deus. Por todos esses momentos que o senhor nos brindou com a sua presença e, também, por todos esses momentos de sua vida que nos deixastes participar deles, agradecemos em nome de toda a nossa Paróquia, que tanto o admira.

No livro do Eclesiástico. 6. 14- 16, diz que: “Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável! Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão”. Portanto, hoje é o dia de prosseguirmos, é momento de cada um seguir a sua caminhada cristã por caminhos separados. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui, sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. A nossa saudade é a nossa esperança de  termos reencontros em breve.

Sentiremos muito a sua falta, mas sabemos que a sua ida é a continuidade da sua missão, que abraçou quando da sua ordenação sacerdotal. Entregou a sua vida a Deus para se dedicar à vida dos homens. Por isso, temos a certeza de que tudo correrá bem nesse novo caminho em sua próxima paróquia. Seja sempre essa pessoa amiga e alegre que sempre foi, uma pessoa que faz um grande trabalho, mas que passa discreto. Por onde andar, lembre-se que deixou aqui pessoas que lhe querem bem e torcem pelo seu sucesso.

Em nome de toda a Paróquia do Espírito Santo, prestamos-lhe este afetuoso agradecimento, por termos o privilégio de ter partilhado e usufruído da sua entrega e do seu trabalho junto a nós; tenha a certeza de que ficará sempre em nossas mentes, pela grandeza da sua humildade, pelo seu coração, pelos seus gestos e pelos seus ensinamentos.

Concluímos  esta  mensagem, parafraseando Henfil, que disse: Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente.

A Paróquia do Espírito Santo, hoje, tem muito mais  as “Caras da Felicidade”, e após esses sete anos e meio,  muitas das ovelhinhas cresceram e amadureceram. Mas, como o senhor mesmo nos ensinou desde sempre: lá onde o galo canta, lá ele janta.

Muito obrigado por tudo. E até breve.