Topo


 

Catequese realiza retiro de preparação do Sacramento do Crisma


Em um ambiente de acolhida e oração, aconteceu a Espiritualidade de jovens e adultos crismandos da Paróquia do Espirito Santo do Alto Timbira na tarde do dia 31 de outubro, na Comunidade de N. Sra. do Perpétuo Socorro na qual foi refletido o tema: “Missão é servir”. Depois de um início animado, aconteceu um momento de oração, seguida da proclamação e reflexão do Evangelho de João conduzido pelo Pároco Hamilton Sobreiro, o qual interagiu com os participantes fazendo-os dialogarem e partilharem a Palavra anunciada. 

O Pe. Hamilton enfatizou que “o Crisma é chamado o Sacramento do Espírito Santo, que pelo Batismo, o Espírito Santo nos concede a vida da graça e pelo Crisma nos dá os seus dons para chegarmos à perfeição, isto é, a SANTIDADE, como nos ensina Jesus: “Sede Santos, como vosso Pai do céu é Santo.” Os crismandos afirmaram que é no crisma a Igreja invoca a força do Espírito Santo sobre todos para que sejam capazes de cumprir o compromisso assumido no Batismo, de ser de ser testemunhas, discípulos e missionários de Cristo com responsabilidade, com amor, humildade, como cristãos maduros e adultos na fé. 

Em seguida Marina Reis desenvolveu dinâmica com o tema da espiritualidade, refletindo o encontro com Jesus Cristo e qual a missão particular de cada um. Incentivou os crismandos a partilharem suas experiências ao longo destes dois anos de formação na catequese em suas comunidades, a questionarem sobre: Quais são as minhas contribuições? O que estou oferecendo para a minha comunidade, o meu bairro, para que as pessoas, a minha família possam viver mais felizes? Lembrou também que o crismando é ungido para a missão, para a luta, para ser o perfume de Cristo no mundo. Isto é, para testemunhar Cristo em todos os ambientes. Para ser missionário ardoroso e incansável.


As catequistas de diversas comunidades ofereceram um lanche partilhado e em seguida os trabalhos foram retomados com a Catequista Cláudia da Comunidade do Bom Jesus a qual desenvolveu dinâmica incentivando todos a continuarem sua caminhada de fé, serviço e disponibilidade a Deus e ao irmão. A Catequista Cláudia convidou a todos a se entregar nos braços de Deus, confiar a ele toda a vida. Lembrou que o retiro é um momento oportuno para se renovar a vida de oração, a espiritualidade, assim provocando os crismandos a se questionarem: Como vai a minha vida de oração? A minha participação na comunidade? Levando-os a refletir o relacionamento comigo mesmo, com Deus e com o outro. Em seguida convidou Catequizandos a partilharem seu testemunho de fé e crescimento que ocorreu durante o período de formação na catequese.

A catequizanda Aline da Comunidade do Bom Jesus emocionada testemunhou da importância dos catequistas Paulo e Cláudia na sua formação cristã e de caminhada eclesial, pois através deles foi despertada e motivada a crescer na fé cristã. Outro depoimento foi da catequizanda Alcione da Comunidade Sagrado Coração de Jesus a mesma muito alegre em compreender, vivenciar de forma dinâmica o aprendizado nos sacramentos da Igreja Católica e o reconhecimento ao trabalho do seminarista Tiago que acompanhou e preparou os crismandos ao longo destes dois anos. Em seguida a catequizanda Ana da Comunidade Matriz partilhou e agradeceu muito a oportunidade de estar participando e se engajando na Igreja e enfatizou a importância do Sacramento do Crisma em sua vida e pediu para que todos perseverem na fé, permanecendo ligados a Cristo a fim de produzirem frutos abundantes. 

E finalizando a partilha de testemunhos a catequizanda Nelma da Comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro muito emocionada e emocionando a todos com as graças recebidas em sua vida e de sua família a partir da caminhada na catequese, dizendo que “pensava que jamais fosse ter o sacramento do matrimônio em minha vida pois já era casada no civil há 15 anos e estávamos acomodados mas a catequese me despertou e tivemos todo o apoio da comunidade para realizarmos este grande acontecimento. Sinto-me ainda em êxtase, quero permanecer na comunidade, participando, pois sei que sou muito tímida e aqui estou destravando. Muito bom, tudo de bom a catequese”. 


E assim foi sendo concluída a espiritualidade e os Catequistas Flor de Cássia e Jadson prepararam o momento de entrega de um dos símbolos do Crisma – o anel de Tucum (é um anel feito da semente de tucum, uma espécie de palmeira nativa da Amazônia. É utilizado por fiéis cristãos como símbolo da aliança com os pobres.) numa bonita e singela missão de envio interior e compromisso dos participantes. 

Finalizando a tarde, o Coordenador Paroquial da Catequese Paulo de Jesus motivou a todos a participarem mais ativamente em suas comunidades convidou-os a serem cristãos autênticos e ativos, lembrou do convite do Pároco a todos os presentes: participar do II retiro das santas Missões Populares que irá acontecer nos dias 6, 7 e 8 de novembro na Comunidade de N. Sra. do Perpétuo Socorro. 
E assim todos felizes aguardando o grande momento da instituição do Sacramento do Crisma o qual irá acontecer no dia 08 de novembro às 19h na Igreja Matriz na celebração presidida pelo Bispo auxiliar D. Esmeraldo Barreto de Farias.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem