Em um ambiente de acolhida e oração, aconteceu a Espiritualidade de jovens e adultos crismandos da Paróquia do Espirito Santo do Alto Timbira na tarde do dia 31 de outubro, na Comunidade de N. Sra. do Perpétuo Socorro na qual foi refletido o tema: “Missão é servir”. Depois de um início animado, aconteceu um momento de oração, seguida da proclamação e reflexão do Evangelho de João conduzido pelo Pároco Hamilton Sobreiro, o qual interagiu com os participantes fazendo-os dialogarem e partilharem a Palavra anunciada.
O Pe. Hamilton enfatizou que “o Crisma é chamado o Sacramento do Espírito Santo, que pelo Batismo, o Espírito Santo nos concede a vida da graça e pelo Crisma nos dá os seus dons para chegarmos à perfeição, isto é, a SANTIDADE, como nos ensina Jesus: “Sede Santos, como vosso Pai do céu é Santo.” Os crismandos afirmaram que é no crisma a Igreja invoca a força do Espírito Santo sobre todos para que sejam capazes de cumprir o compromisso assumido no Batismo, de ser de ser testemunhas, discípulos e missionários de Cristo com responsabilidade, com amor, humildade, como cristãos maduros e adultos na fé.
Em seguida Marina Reis desenvolveu dinâmica com o tema da espiritualidade, refletindo o encontro com Jesus Cristo e qual a missão particular de cada um. Incentivou os crismandos a partilharem suas experiências ao longo destes dois anos de formação na catequese em suas comunidades, a questionarem sobre: Quais são as minhas contribuições? O que estou oferecendo para a minha comunidade, o meu bairro, para que as pessoas, a minha família possam viver mais felizes? Lembrou também que o crismando é ungido para a missão, para a luta, para ser o perfume de Cristo no mundo. Isto é, para testemunhar Cristo em todos os ambientes. Para ser missionário ardoroso e incansável.
As catequistas de diversas comunidades ofereceram um lanche partilhado e em seguida os trabalhos foram retomados com a Catequista Cláudia da Comunidade do Bom Jesus a qual desenvolveu dinâmica incentivando todos a continuarem sua caminhada de fé, serviço e disponibilidade a Deus e ao irmão. A Catequista Cláudia convidou a todos a se entregar nos braços de Deus, confiar a ele toda a vida. Lembrou que o retiro é um momento oportuno para se renovar a vida de oração, a espiritualidade, assim provocando os crismandos a se questionarem: Como vai a minha vida de oração? A minha participação na comunidade? Levando-os a refletir o relacionamento comigo mesmo, com Deus e com o outro. Em seguida convidou Catequizandos a partilharem seu testemunho de fé e crescimento que ocorreu durante o período de formação na catequese.
A catequizanda Aline da Comunidade do Bom Jesus emocionada testemunhou da importância dos catequistas Paulo e Cláudia na sua formação cristã e de caminhada eclesial, pois através deles foi despertada e motivada a crescer na fé cristã. Outro depoimento foi da catequizanda Alcione da Comunidade Sagrado Coração de Jesus a mesma muito alegre em compreender, vivenciar de forma dinâmica o aprendizado nos sacramentos da Igreja Católica e o reconhecimento ao trabalho do seminarista Tiago que acompanhou e preparou os crismandos ao longo destes dois anos. Em seguida a catequizanda Ana da Comunidade Matriz partilhou e agradeceu muito a oportunidade de estar participando e se engajando na Igreja e enfatizou a importância do Sacramento do Crisma em sua vida e pediu para que todos perseverem na fé, permanecendo ligados a Cristo a fim de produzirem frutos abundantes.
E finalizando a partilha de testemunhos a catequizanda Nelma da Comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro muito emocionada e emocionando a todos com as graças recebidas em sua vida e de sua família a partir da caminhada na catequese, dizendo que “pensava que jamais fosse ter o sacramento do matrimônio em minha vida pois já era casada no civil há 15 anos e estávamos acomodados mas a catequese me despertou e tivemos todo o apoio da comunidade para realizarmos este grande acontecimento. Sinto-me ainda em êxtase, quero permanecer na comunidade, participando, pois sei que sou muito tímida e aqui estou destravando. Muito bom, tudo de bom a catequese”.
E assim foi sendo concluída a espiritualidade e os Catequistas Flor de Cássia e Jadson prepararam o momento de entrega de um dos símbolos do Crisma – o anel de Tucum (é um anel feito da semente de tucum, uma espécie de palmeira nativa da Amazônia. É utilizado por fiéis cristãos como símbolo da aliança com os pobres.) numa bonita e singela missão de envio interior e compromisso dos participantes.
Finalizando a tarde, o Coordenador Paroquial da Catequese Paulo de Jesus motivou a todos a participarem mais ativamente em suas comunidades convidou-os a serem cristãos autênticos e ativos, lembrou do convite do Pároco a todos os presentes: participar do II retiro das santas Missões Populares que irá acontecer nos dias 6, 7 e 8 de novembro na Comunidade de N. Sra. do Perpétuo Socorro.
E assim todos felizes aguardando o grande momento da instituição do Sacramento do Crisma o qual irá acontecer no dia 08 de novembro às 19h na Igreja Matriz na celebração presidida pelo Bispo auxiliar D. Esmeraldo Barreto de Farias.
Postar um comentário