Missa da Sagrada Família é celebrada na Paróquia

A Pastoral Familiar na tarde deste domingo 27 de dezembro realizou a celebração da Sagrada Família no largo da Igreja Matriz do Alto Timbira. A celebração foi presidida pelo Padre Hamilton Sobreira, pároco da paroquia, a celebração contou com a presença dos paroquianos das diversas comunidades e pastorais. Após a celebração foi servido um jantar a todos os presentes ao som de muita música da Banda Arrasta Fé da Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro Alemanha.

A festa da Sagrada Família é realizada pela Igreja no domingo seguinte do Natal do Senhor, tendo como referencia Maria, José e o menino Jesus, como modelo de família, tida por todos os cristãos Católicos. A Liturgia apresentou leituras do Livro de Eclesiástico, 3, 3-17, que dá importastes ensinamentos sobre as autoridades dos pais e a necessidade da obediência dos filhos aos mesmos, assim como a necessidade da ação misericordiosa e o respeito na família. Já a segunda leitura retirada do livro de Colossenses 3,12-21 enfatiza a misericórdia, o amor, paciência, humildade, mansidão e sinceridade, assim como a advertência as esposas, maridos e filhos. Já o Evangelho de São Lucas 2, 22,40 apresentou Jesus acompanhado por Maria e José que vão a Jerusalém em cumprimento da observação da Lei Judaica, que estabelece a purificação e apresentação de Jesus no Templo pelos seus pais “e o menino tornava-se forte e cheio de sabedoria” e obediente aos seus pais.

Em Homilia o Padre Hamilton destacou a importância do amor e vinculo da perfeição familiar necessário para a manutenção da família à luz das Sagradas Escrituras, tomando para a si a consciência, a compreensão, o amor, o perdão, misericórdia e fé. Destacou ainda os maiores desafio da família atualmente, que é partir do exemplo da Sagrada Família e enfrentar todas as realidades e desafios diante do mundo de hoje, com a ajuda de todas as pastorais e movimentos da Igreja e buscar construir um modelo familiar diante dos desafios dos nossos tempos, sendo filho, pai, mãe consciente da necessidade da fé e dos valores cristãos para a sociedade. O Padre Hamilton convidou todos os paroquianos a não terem medo de ser este modelo ideal para a sociedade, que segue a obediência e serenidade da Sagrada Família, enfrentando as adversidades da sociedade e do mundo perseverante na vivencia do amor e da misericórdia.

Este ainda destaca que fazemos parte de uma sociedade que tem implantado nas famílias uma cultura de violência, de morte, ganância, desonestidade, e que a cada dia tais culturas tem se tornado mais frequentes e que tem se tornado “normal” e que temos nos acostumando com tal situação. Para tanto a família cristã é chamada para dar testemunho de fé e vivencia do Evangelho tomando como opção pelo Reino e o Projeto de Deus, que é a vida e o amor fraterno.

Em entrevista a militante da Pastoral Familiar na Arquidiocese de São Luís e na Paróquia do Espírito santo, a senhora Concita Soeiro, destaca a importância desta celebração para a igreja, tido como um momento de reflexão para todas as famílias da sociedade, num difícil momento de relacionamento e de diálogo, entre pais, mães e filhos, onde cada um busca seus ideais de forma insolada e individual, esquecendo-se do relacionamento, entre a família e se distanciando dos valores cristãos e morais necessários para a sociedade que a família pode e deve oferecer.

Esta ainda destaca os desafios da família encontrada na sociedade moderna e de rápida transição de valores, muitas vezes ocasionados pela falta de amadurecimento no diálogo e no relacionamento familiar, o que possibilita a entrada das mazelas que estão na sociedade, tais como a droga, e a violência. Para tanto se faz necessário uma ação ativa e pastoral da Igreja, na ação evangelizadora, para a formação e orientação dos casais tendo como modelo a Família de Nazaré.

Neste sentido a Paróquia do Espirito Santo tem buscado reestruturar a Pastoral Familiar em seu território para que possa fazer orientações, acompanhamentos dos casais. Este trabalho consiste no pré-matrimonio, casamento e pós-casamento, assim como buscar estabelecer o reestruturação das famílias da sociedade.