Comunidade celebra a abertura do mês mariano

Na manhã deste domingo, 1º de maio, a Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Parque dos Nobres realizou a celebração da Santa Missa de abertura do mês mariano. A celebração foi presidida pelo padre Hamilton, que destacou a importância desta celebração para a comunidade e para a igreja, assim como enfatizou a necessidade constante do cristão ter amor ao próximo assim como Cristo teve por cada um de nós, pois o amor de Deus nos leva ao comprometimento com a Palavra e com o irmão.

Na celebração também foi realizada a benção de duas imagens de Maria que irão ficar durante o mês de maio em peregrinação nas famílias nos bairros Parque dos Nobres e Parque Pindorama a partir do dia 1º, às 18h e às 19h e encerrando no dia 31 com a procissão luminosa, celebração da Santa Missa e Coração de Nossa Senhora.

A comunidade Nossa Senhora do Perpétuo ganha neste período um brilho especial por ocasião da celebração do mês dedicado à mãe de Jesus, Maria.  Já é habitual na comunidade realizar as peregrinações nas casas da comunidade (Bairro Parque Pindorama e Parque dos Nobres), com rezas, cantos e ladainhas em honra a Nossa Senhora. A peregrinação teve início nos anos 80 na casa da Senhora Algecira Pereira da Silva que sempre colaborou com propagação da devoção à Maria na Comunidade, e que não mede esforço para expressar o sentimento de gratidão e amor pela mãe de Jesus.

Origem da Celebração do Mês Mariano

A devoção a Maria vem desde os primeiros séculos onde se podem recolher os testemunhos indiretos do culto mariano. Entre estes existem alguns restos arqueológicos nas catacumbas, que demostram o culto e a veneração dos primeiros cristãos por Maria.

Os padres do século IV louvam de modos diversos a Mãe de Deus. Santo Epifanio, combatendo o erro de uma seita na Arábia que rendia culto de idolatria a Maria, depois de terem recusado tal culto, escreveram: “Seja honrada Maria! Seja honrado o Senhor”.

A mesma distinção se aprecia em Santo Ambrósio, que depois de ter louvado a “Mãe de todas as virgens” é claríssimo quando diz que “Maria não é o Deus do templo, mas o templo de Deus”, para colocar na posição justa o culto mariano, distinguindo daquele professado a Deus.

Há evidências de que, no tempo do Papa São Silvestre, nos Fóruns, onde antes foi elevado um templo à deusa romana Vesta, construiu-se um do qual a invocação era Santa Maria Antiqua. O bispo Alessandro de Alexandria consagrou uma Igreja em honra à Mãe de Deus. Sabe-se também que na Igreja da Natividade, na Palestina, datando da época de Constantino, ao lado do culto ao Senhor tinha o de Maria, recordando a milagrosa concepção de Cristo.

Assim na Idade Média foi consagrado o “mês das flores” à Virgem Maria para render culto às virtudes e belezas da Mãe de Deus, isso porque com a chegada do bom tempo e traz as chuvas de inverno, o campo e os jardins começam a cobrir-se de um verde intenso e de cores e aromas das flores. Era o apogeu da primavera. A primeira noticia clara que se tem da consagração do mês de Maio à Virgem Maria, vem de Alfonso X, o Sábio, rei da Espanha, no século XIII. Estes cantavam em suas “Cantigas de Santa Maria” os louvores de Maio em honra da Virgem Santíssima.