Comunidades celebram o mês de Maria

O mês de maio está encerrando, e como já é tradição em muitas comunidades da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, se intensificam as atividades em homenagens à Mãe de Jesus. Ao longo deste mês as comunidades Bom Jesus da Lapa – Bom Jesus; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Parque dos Nobres; São Sebastião – Pica Pau-Amarelo; Nossa Senhora Aparecida – Primavera; Santa Gianna Beretta – Vila dos Nobres; São Pedro – Parque Nice Lobão, Sagrado Coração – Parque Pindorama e Comunidade Matriz – Alto Timbira, tem se dedicado às atividades marianas, realizando a reza do terço nas casas levando a visita da imagem de Nossa Senhora às famílias, ou orações na capela da Comunidade.

Ao longo deste período a fé do povo é ainda mais fortificada na certeza de que Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, está presente em cada família, pois nos mistérios do terço, ela nos ensina a contemplar o mistério da vida de Jesus, seu nascimento, morte e ressurreição. Assim como mostra a nós o rosto misericordioso do seu Filho, que não mediu esforços para acolher as pessoas em seu meio. Todos esses eventos tornam-se a manifestação pública não só da devoção mariana, mas também da misericórdia de Deus para com seu povo.

Para encerrar este mês de demonstração de fé, amor, carinho e devoção à mãe de Jesus, as Comunidades estão preparando o momento maior do mês de maio, que é a coroação de Nossa Senhora. Este é um gesto que foi iniciado no século XIII, no ano de 1280. Tal tradição deve-se ao fato de que, na Europa, este é no mês que são realizadas as colheitas dos frutos e das flores do campo, cheias de cores e perfume, e como para nós católicos Maria é a mais bela flor que já existiu, a igreja transferiu a festa do mês à Maria, como forma de agradecimento e honra à Mãe de Jesus e nossa.

Durante a coroação serão ofertados a coroa – mostra que ela (Maria) é a rainha do céu e da terra, mãe de toda a humanidade; o véu –  representa a virgindade de Nossa Senhora; a palma – representa a “a rainha dos mártires, de todos os que derramaram sangue por Jesus” e a pureza de Nossa Senhora; o terço –  representa a religiosidade do povo.

Acompanhe a programação das Coroações nas Comunidades da Paróquia

Domingo, dia 29/05 (na igreja/capela de cada comunidade)
✅ Comunidade Matriz / Alto Timbira às 7h
✅ Comunidade São Sebastião / Pica Pau-Amarelo às 17h