Comunidade encerra festejo em honra a São Pedro Apóstolo

A Comunidade São Pedro Apóstolo, localizada no Bairro Parque Nice Lobão, realizou no Período de 25 a 29 de junho o festejo em honra a São Pedro Apóstolo com o tema: “Como São Pedro somos enviados em Missão”. O Tema do festejo foi pensado já nas proximidades da grande semana missionária que irá acontecer na Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira no ano de 2017 e no Ano Jubilar da Misericórdia, decretado pelo Papa Francisco para o ano de 2016. Ao longo das cinco noites de festa foram refletidas as obras de misericórdia, que de acordo com a Igreja contribui para a autenticidade do seguimento de Cristo, que deve ser obrigação de todo cristão.

As noites foram marcadas com a Celebração da Santa Missa presididas pelo Pe. Hamilton Sobreira (pároco da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira) nos dias 25 e 29, Pe. Antônio Bento (Reitor do Seminário João XXII, de Grajaú) dia 26, Pe. Ivanildo Barros (pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Rosário – Ma.) dia 27 e Pe. Haroldo, que é chamado carinhosamente de o padre regueiro e boieiro, que celebrou dia 28. Em todas as noites após a celebração da Santa Missa, houve atividades no largo da Capela, com muita animação, música, comidas típicas e atrações culturais do período junino, tais como bumba-meu-boi, Dança Portuguesa, entre outras.

O encerramento da festa aconteceu nesta quarta-feira, 29, Dia de São Pedro, que iniciou às 17h com a procissão percorrendo as ruas do bairro Parque Nice Lobão, e foi marcada com muita alegria e devoção ao seu santo padroeiro da comunidade. Após a procissão houve a celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Hamilton Sobreira. Os ritos iniciais deram-se com a entrada do padroeiro São Pedro em seu barco muito bem ornamentado para a ocasião e com a procissão de entrada composta pelos coroinhas, ministros da eucaristia, seminarista e o padre presidente da celebração.

A homilia dirigida pelo padre Hamilton foi marcada pelo testemunho e exemplo de Pedro para a igreja na sociedade atual, que é marcada pelas lutas políticas e pelos direitos do homem e onde nos deixa o seu testemunho de fé, de convicção e até mesmo de medo que teve São Pedro ao longo da missão. O padre deixou o convite a todos para a missão, não somente a missão diária de testemunhar o Cristo vivo mas a missão que estamos nos preparando para vivenciar com a Grande Semana Missionária com as visitas de casa em casa levando o cristo ressuscitado a todos. Somos chamados a levar a Palavra e assim como Pedro edificar a igreja cristã a cada dia através do testemunho, da partilha, do amor ao próximo.

E encerrando o festejo de São Pedro 2016, aconteceu após a celebração no largo a apresentação do Bumba-meu-boi Rosa de Saron e da Dança Portuguesa Majestade de Lisboa.

Aqui já fica o convite para o próximo festejo da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, do Glorioso Bom Jesus da Lapa, na Comunidade Bom Jesus, com o Tema: “Tu és o Cristo, o filho de Deus vivo”, que terá início dia 28 de julho e segue até o dia 06 de agosto de 2016.