Paróquia do Espirito Santo do Alto Timbira realiza Assembleia para o ano de 2017

A Paróquia do Espirito Santo do Alto Timbira realizou no último domingo (04) no salão da Igreja Matriz a assembleia paroquial para o planejamento do calendário para o ano de 2017. A assembleia contou com a participação de representantes de todas as pastorais e coordenadores das nove comunidades.

A assembleia foi pautada pela iluminação bíblica do Evangelho de São Lucas 24:13-35, que fala dos discípulos a Caminho de Emaús decepcionados e sem esperança na ressurreição de Cristo, o seu Mestre, ao longo do caminho partilhavam a dureza daquela experiência e conversavam sobre a crucificação, mas naquele momento Jesus se aproxima e se põe a caminhar com eles, porém, estavam cegos espiritualmente, a ponto de não reconhecerem o Ressuscitado, com quem antes haviam convivido e do qual eram discípulos.

Em reflexão os presentes na assembleia ressaltaram que após o encontro e reconhecimento do Senhor em nossas vidas, devemos voltar-nos para os irmãos, não cabisbaixos, tristes e sombrios, mas alegres e esperançosos e continuar a aprender com Jesus  a aproximação e nos colocando ao lado dos caminhantes sofridos, sem esperança e frustrados, ouvindo em primeiro lugar, as suas queixas e angustias respeitando os seus limites e suas precariedades, assim como também o reconhecimento de suas qualidades e virtudes, sendo necessário aprendermos a falar na hora certa o essencial e valorizar os pequenos gestos e a dar graças pelo pão partilhado.

É necessário que o cristão que teve um encontro com o Ressuscitado tenha novas posturas diante dos desafios da caminhada, aceitando e respeitando o próximo, ainda que seja estrangeiro, evitando o nosso elitismo ou “panelinhas”, ouvindo o que ele tem a dizer, ainda que não tenha importância objetiva para a nossa vida; elogiá-lo, quando suas palavras fazem arder também o nosso coração e não censurá-lo, quando seus questionamentos forem a respeito das nossas atitudes e da nossa formação, pois isto não deve parar em simples questionamentos, mas que nos levem a nos orientar para a nossa verdadeira posição no corpo da Igreja de Cristo e na família humana.

Após a reflexão foram divididos grupos para discutir as questões relevantes da nossa paróquia e definir as principais diretrizes para 2017. Diversos pontos e opiniões foram colocados em debate, destacando a importância da missão permanente e de uma real vivencia da fé em nossas comunidades. Também foi destacado a importância de incentivar os jovens a caminhar dentro da nossa paróquia, além de buscar a integração dentro da sociedade promovendo atitudes de respeito, solidariedade e dignidade humana.

Após o almoço, foi feito o calendário paroquial, para o ano de 2017, onde foram organizados os eventos e festejos das nove comunidades e as atividades pastorais. O calendário será disponibilizado em breve em nosso site.