Topo


 

Arquidiocese de São Luís lança CF 2017 com milhares de fiéis


A Arquidiocese de São Luís lançou neste último sábado, 04, no Ginásio Georgina Pflueger, Castelinho mais uma edição da Campanha da Fraternidade. Com programação inciada desde às 14h30, e a santa missa às 17h presidida pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva, marcou oficialmente a abertura da campanha na capital maranhense. Concelebrada pelo bispo auxiliar dom Esmeraldo Barreto de Farias, padres e diáconos da Arquidiocese de São Luís, o evento reuniu mais de seis mil presentes entre autoridades e fiéis católicos como registrado pela equipe de coordenação arquidiocesana da campanha.

Neste ano de 2017, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB trouxe à tona os biomas brasileiros. A temática é na verdade uma extensão do que foi proposto ano passado, “Casa comum, nossa responsabilidade”. Com o tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15), o objetivo geral é conscientizar a respeito do cuidado com a criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

O principal documento norteador para essas duas campanhas é a carta encíclica Laudato sí (“Louvado sejas!”) publicada oficialmente pelo papa Francisco em 2015. A encíclica trata justamente do “cuidado com a Casa Comum” e tem por principal fonte de inspiração o santo padroeiro da Itália, São Francisco de Assis.

Como dito pelo arcebispo durante a coletiva de imprensa realizada na sexta-feira antecedente ao evento (03), ” é preciso dialogar para conscientizar”. O arcebispo enfatizou que a conscientização quanto ao cultivo e preservação dos biomas já pode ser considerado um grande passo. Segundo ele, “a arrogância humana está matando a natureza”. Como de praxe, antes da abertura oficial da campanha, são realizados os “repasses” que são formações com os agentes de pastorais para que sejam eles multiplicadores da campanha em toda a sociedade. É deste ponto que o padre Crizantonio da Conceição, coordenador arquidiocesano de pastoral e também da campanha em São Luís, parte para afirmar que conta, principalmente, com os leigos como protagonistas da campanha.

Informações com Portal de Notícia da Arquidiocese de São Luís

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem