Lançado cartaz de Corpus Christi 2017

Todos os anos a Arquidiocese de São Luís organiza o grande evento arquidiocesano Corpus Christi. A cada ano um novo layout é pensado para a edição vigente. Este ano, a identidade visual foi construída em atenção ao Ano Mariano convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e ao tema da Campanha da Fraternidade 2017, “Fraternidade e Biomas Brasileiros”.

Entenda o Cartaz – O Santíssimo Sacramento, centralizado e ocupando a maior parte do display, atrai os olhares para si. O ostensório utilizado no cartaz é uma peça do século XVIII, feita em prata branca e dourada, e se encontra em exposição no Museu de Arte Sacra do Maranhão, localizado no Palácio Arquiepiscopal – Centro Histórico da capital. Se percebidos os detalhes do cartaz, será possível verificar linhas curvas que remetem às ondas do mar. Isto é uma referência ao livro do Gênesis, que inicia dizendo que “o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. O verde no cartaz refere-se à flora retomando a campanha da fraternidade deste ano que trata dos biomas brasileiros. As sete pombas representam a ação do Espírito Santo no momento do milagre da transubstanciação. Anjos em adoração completam o arranjo. Os elementos estéticos foram inspirados no estilo artístico de Cláudio Pastro, artista responsável por toda a decoração interna da Basílica de Nossa Senhora Aparecida que, aliás, celebra neste ano, 300 anos da aparição da imagem da padroeira do Brasil, motivo que levou a CNBB a convocar o Ano Mariano. Em atenção a esta convocação, tal estilo estético fora admitido para a construção visual do cartaz.

Elaboração – A cada ano, uma equipe diferente é responsável pela elaboração do cartaz. Ano passado, a arquidiocese contou com a colaboração da dupla Paulo Victor e Matheus Phillip no desenvolvimento dos trabalhos. Este ano, a criação do layout é de autoria de Cássio Chaves com a colaboração de Dorivan Lima e Pe. Crizantonio da Conceição, coordenador arquidiocesano de pastoral.

Fonte: Portal de Notícia da Arquidiocese de São Luís – MA.