A Solenidade de Corpus Christi, que será celebrada nesta quinta-feira (03 de junho), tem como tema “Eucaristia, vida e missão. Para todas as fomes: pão”, que nos impulsiona a tomar uma atitude concreta diante de todas as dificuldades vivenciadas na atualidade. Neste ano, devido ao cenário de pandemia da Covid-19, a Arquidiocese de São Luís adaptou o evento para permitir que a sociedade em geral participe de forma segura. Toda a programação será transmitida pelos veículos de comunicação social (offline e online) da Arquidiocese.
A programação terá a Santa Missa de Corpus Christi, às 10h, celebrada no Santuário de São José de Ribamar com transmissão ao vivo pela TV Nazaré (canal aberto 43.1), Rádio Educadora AM 560, e pelos canais do YouTube da Arquidiocese de São Luís e Santuário de São José de Ribamar. A Celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de São Luís dom José Belisário da Silva e tem como convidados os vigários forâneos, coordenadores arquidiocesanos de grupos, movimentos, pastorais, serviços e novas comunidades.
Para o arcebispo metropolitano, o tema tem uma mensagem de grande relevância e está bem conectado com o momento atual. “Ele fala em Eucaristia, em uma ceia, em uma refeição. Todos sabemos que estamos passando por um momento muito difícil, no qual a carência alimentar tem atingido sempre mais pessoas. O tema desse ano nos fala em pão em todas as mesas.”, ressalta.
E sobre a adaptação da Solenidade, em virtude da pandemia, o arcebispo esclarece: “Devemos seguir as orientações das autoridades sanitárias – distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel para a higienização das mãos. A presença nas celebrações será restrita, mas convidamos as pessoas para participarem através dos meios de comunicação social e pela internet.”, e reitera o convite.
A partir das 19h30 será realizada a Live Show “É Tempo de Cuidar”, durante a qual será feita a campanha de arrecadação de recursos para a compra de alimentos. Vários cantores maranhenses foram convidados para participar do espetáculo, são eles: Cecília Leite, Gabriel Melônio, César Nascimento, Marco Duailibe, Jamilson Trindade, Emanoel Jesus, Giil Barros, Serginho Carvalho, Edilson Gusmão, Adriana Fróes, Fernando de Carvalho, Robert Gonçalves, Dory Lima, Robério Lima e Mirna Vox.
Acompanhados os músicos Lin Júnior, Elisrael Silva, Edivan Rodrigues e Clauber Jorge. As camisas da Solenidade de Corpus Christi 2021 já estão disponíveis! Na compra de 01 camisa no valor de R$25,00 você leva 01 máscara personalizada. As vendas ocorrem na Cúria Metropolitana (Catedral da Sé, Centro), de segunda a sexta-feira, apenas no horário de 8h às 12h. Mais informações: (98) 98336-0001.
Para o coordenador Arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária da Arquidiocese de São Luís, padre Jadson Borba e Silva, é importante que a Igreja esteja atenta e em conformidade com a realidade e necessidade do povo. E neste intuito ele faz o seguinte convite: “A participação de todos os irmãos e irmãs é fundamental para que possamos, efetivamente, fazer um gesto concreto nesta Solenidade de Corpus Christi 2021”.
Ação Solidária Emergencial
A Solenidade de Corpus Christi 2021, está em consonância com a Ação Solidária Emergencial É tempo de cuidar, uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil — CNBB e da Cáritas Brasileira, que tem como objetivo ajudar no combate à fome no Brasil, socorrendo famílias em situação de vulnerabilidade, diante da pandemia da Covid-19. De acordo com a organização, a ação concreta se dará durante todo o ano “através da arrecadação de alimentos, em cada paróquia, com a parceria da Pastoral Familiar e da Pastoral do Dízimo. Portanto, mobilize sua comunidade, para que possamos ajudar nossos irmãos mais necessitados.”, afirma.
Por SECOM da Arquidiocese de São Luís – MA
Postar um comentário