Primeira Profissão Religiosa das Noviças do Convento das Irmãs de Susa

Aconteceu no último domingo, dia 07 de abril de 2024, a Primeira Profissão Religiosa das noviças Carménia, Glória e Eliana.

A cerimônia deu-se início às 7h, com a Santa Missa, presidida pelo pároco Padre Olívio e contou com a participação de padres de outras paróquias, das Irmãs Franciscanas Missionárias de Susa e as comunidades da paróquia do Espírito Santo.

Carménia Maria Leonardo Mandlazi, nasceu no dia 16 de outubro de 1994 na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Ela nasceu, cresceu e foi educada em uma família católica, seus pais foram seus primeiros catequistas, foi batizada em 25 de dezembro de 2007, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Liberdade (Moçambique) e crismada no dia 25 de agosto de 2012 na comunidade Santa Ana de Mustrang (Moçambique).
Foi assessora e coordenadora da Infância e Adolescência Missionária, após receber o sacramento do Crisma, sentiu a necessidade de ser catequista, trabalhou na catequese em sua paróquia até o ano de 2018.
Conheceu as Irmãs Franciscanas Missionárias de Susa, na sua paróquia de origem, ela se encantava com o trabalho das irmãs, que ajudavam em vários setores da paróquia, como a Infância e Adolescência Missionária, Catequese, Pastoral da Saúde, Pastoral da Família, etc.
Carménia deu início ao seu acompanhamento vocacional em 2016, aos 23 anos de idade, fez o pedido da sua entrada no convento ao conselho geral e é aceito, iniciando seu caminho formativo.
Na Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, Carménia auxiliou na catequese na comunidade São Pedro.

Eliana Augusto Francisco, nasceu no dia 14 de dezembro de 1998, no Distrito de Morrunbene -Província de Inhambane (Moçambique).
Filha de pais separados, cresceu em Morrunbene e desde foi educada na fé católica e nos valores religiosos, por sua mãe.
Foi batizada no dia 04 de abril de 2010 e crismada no dia 07 de junho de 2015, na paróquia São João Batista de Morrunbene (Moçambique). Após o sacramento do Crisma, sentiu-se chamada a dar sua contribuição na paróquia, como catequista, além da catequese, ela fazia participava da Pastoral da Caridade e do Grupo de Jovens.
Conheceu as Irmãs Franciscanas Missionárias de Susa, na sua paroquia de origem (São João Batista).
No ano de 2016, iniciou o acompanhamento vocacional e após três de conhecimento do carisma das Irmãs Franciscanas Missionárias de Susa, teve coragem de ingressar no convento, no dia 15 de fevereiro de 2019.
No mês de agosto de 2021, recebe a feliz notícia da sua vinda ao Brasil, para dar continuidade na formação como noviça, estava previsto para chegar no Brasil em outubro do mesmo ano, mas devido a pandemia, não foi possível.

Glória João Manata, nasceu no dia 21 de janeiro 1998, na cidade de Maputo, capital de Moçambique, cresceu em uma família cristã, foi batizada em 20 de outubro de 2017. Na sua infância, seus pais a levavam à igreja e juntos participavam todas as terças-feiras do grupo de oração. Participava da liturgia e da Infância e Adolescência Missionária, na qual cantava e dançava nas comunidades. Na sua adolescência, fez parte do grupo dos acólitos, onde desempenhou seu ministério com amor e dedicação.
Foi crismada aos 18 anos, após o sacramento do Crisma foi catequista, na Paróquia Todos os Santos da Mahotas (Moçambique). O tempo foi passando e o desejo de consagrar-se a Deus foi maior.
Com 20 anos, decide entrar no Convento das Irmãs Franciscanas Missionárias de Susa, para discernir o seu chamado.
Aos 21 anos, é convidada a participar do grupo vocacional, onde descobre seu chamado à vida religiosa.

No final do ano de 2021, fez pedido para entrar no noviciado, onde lhe foi oferecido a oportunidade de realizar o noviciado no Brasil.
Em 21 de janeiro de 2022, parte para o Brasil, para dar continuidade em sua formação, com duração de dois anos, na Fraternidade Santa Clara de Assis - São Luís/MA.
Em 21 de janeiro de 2022, deixa seu país Moçambique, rumo ao Brasil, chegando no dia 23 de janeiro. No dia 25 de março, inicia a etapa do noviciado na Casa de Formação Fraternidade Santa Clara, onde aconteceu a celebração presidida pelo pároco da época, Pe. Hamilton, na presença dos membros da paróquia junto as suas comunidades.
Como pastoral, esteve inserida na catequese, nos grupos juvenis da paróquia e na pastoral da visitação e sempre esteve disponível para ajudar em formações, nas comunidades da paróquia.

Confira os registros: