Comunidade realiza festejo do Bom Jesus da Lapa

A Comunidade do Bom Jesus da Lapa, realizou no período de 28/07 a 06/08/2015 o festejo em honra ao glorioso Padroeiro Bom Jesus da Lapa a luz do tema: “COM BOM JESUS, SOMOS SERVIDORES DO REINO”.
A abertura contou-se com a presença do nosso Pároco Padre Hamilton Sobreira presidindo a Santa Missa, que durante sua homilia destacou a importância do estar a serviço, na construção de uma comunidade cada vez mais justa, fraterna e construtora da PAZ, o que plenifica a dimensão da construção do Reino de Deus em nosso meio.

E no dia 02/08 as 18hs aconteceu a grande procissão ao glorioso Bom Jesus da Lapa, que saiu da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho em direção a Capela do Bom Jesus da Lapa. Foi um momento muito marcante para a Comunidade, antes da procissão, ainda na Comunidade de Nazaré houve um momento ímpar de louvor e adoração, entregando a procissão e o festejo da comunidade em oração. Ao fim da procissão houve o encerramento com a celebração eucarística.

O encerramento do festejo da Comunidade, foi marcado com a presença do Bispo Auxiliar Dom Esmeraldo e do pároco Padre Hamilton Sobreira, que mais uma vez destacaram a importância do povo de Deus ⁠⁠na construção de uma sociedade justa construtora da paz e a união entre os cristãos.

ORIGEM DA DEVOÇÃO DE BOM JESUS DA LAPA

Durante muitos anos a comunidade Bom Jesus da Lapa celebrou o nascimento menino Jesus, sempre dia 17 a 25/12 onde no encerramento como era de tradição a apresentação da peça natalina pelo grupo de jovens o JUCBJ. Quando em 2010, meio a uma reflexão sobre a mudança do nome da comunidade ou do padroeiro, foi então que ao lado do seminarista Ayrton e com a aprovação do Pe. Ivanildo que estudamos bastante e então eis que o menino bom jesus cresceu e passamos a festejar o bom jesus em sua transfiguração, sua gloria na cruz e logo passamos a festeja-lo de 28/07 a 06/08.

A devoção ao Bom Jesus da Lapa nasceu no território baiano, hoje se encontra a Cidade de Bom Jesus, de onde se espalhou para várias regiões do Brasil, sobretudo no Nordeste. Sua origem remonta ao fim do século XVII, por iniciativa do peregrino, e posteriormente monge, português Francisco Mendonça. Segundo os relatos históricos, Francisco Mendonça teria se estabelecido na gruta em que hoje está situado o Santuário do Bom Jesus da Lapa nos por volta de 1690, após uma longa peregrinação pelo interior da Bahia.

Consigo carregava a imagem de Jesus crucificado e de Nossa Senhora da Soledade, trazida por ele de Portugal. Tendo-se fixado no morro da Lapa, nas proximidades do Rio São Francisco, transformou uma reentrância na rocha num oratório para a veneração pessoal dos dois ícones religiosos que trazia. Logo, grupos de pessoas das proximidades começaram a afluir em direção à Lapa, venerar o Bom Jesus, dentre os quais garimpeiros, vaqueiros e escravos alforriados.

Pelo exemplo e pelas palavras Francisco “O Monge da Gruta”, conseguiu fazer brotar nos corações de muita gente o amor ao Bom Jesus e à Sua Santa Mãe. Como exemplo de fé viva e amor, construiu às portas da gruta, o primeiro hospital de doentes e o asilo dos pobres, sendo ele próprio enfermeiro e protetor daquela gente sofredora. Francisco mostrava a imagem do Bom Jesus pregado na cruz para todos aqueles que curava, dizendo-lhes que foi o Bom Jesus quem fez aquela cura e ainda deseja curar dentro de nós todos os males que prejudicam nossa pessoa e a do nosso próximo.

Os boatos da realização de prodígios por intermédios dos dois ícones, em especial o do Bom Jesus, chegaram ao conhecimento do então Arcebispo de Salvador, que, aprovando a devoção, permitiu a construção de uma capela. Em 1709, Francisco Souza foi ordenado monge, sob o nome de Frei Francisco da Soledade, permanecendo na administração da capela até 1722, ano de sua morte.
A devoção ao Bom Jesus da Lapa tornou-se um aspecto importante da cultura do povo sertanejo, em especial da Bahia e estados vizinhos. As romarias que têm como destino final a cidade ocorrem durante todo o ano, mas em especial no dia 6 de agosto, data consagrada à devoção.

Nascida de forma espontânea, por iniciativa de um então leigo, a devoção tornou-se plenamente reconhecida pela Igreja Católica, que transformou o Santuário na sede da Diocese de Bom Jesus da Lapa.

Fonte: Santuário do Bom Jesus da Lapa – Bahia