Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira realiza retiro em preparação para as SMP

Nos dias 03, 04 e 05 de julho de 2015 a Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira realizou o I Retiro de preparação para a grande semana missionária, que será realizado no ano de 2016 ou 2017. O Tema do retiro foi: “Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo”. O evento aconteceu na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Parque dos Nobres. O principal objetivo do retiro foi reanimar as atividades pastorais e comunitárias a partir do reavivamento e implantação das Santas Missões Populares de modo Permanente em todo território paroquial. Durante os três dias de retiro foi possível ver e testemunhar nos olhos dos aproximadamente 110 participantes do retiro a alegria e a vontade da reestruturação das atividades missionárias.

A programação iniciou no dia 03 ás 19h30 com a animação, acolhida e credenciamentos dos inscritos, em seguida deu-se início com a oração e saudação do Pe. Hamilton Sobreira, pároco em atividade na Paróquia, seguido do Ofício Divino das Comunidades, e apresentação dos principais eixos temáticos a serem trabalhados nos dias seguintes pelo Formador Pe. Crizantonio da Conceição Silva, coordenador Regional e Nacional das Santas Missões Populares.

Os eixos trabalhados durante o Retiro foram: A Evangelização e Missão nos Principais documentos da Igreja (Vaticano e CNBB); Históricos das SMP; O que é Santas Missões Populares; seus objetivos e características; metodologias e preparação; SMP Para a missão permanente; estudo do Evangelho de São Marcos, e apresentação dos blocos de atividades.

Na noite de sábado a Paróquia em vigília assumiu e assinou o Termo de Compromisso, assumindo a responsabilidade de realizar as santas missões, comprometendo se a participar ativamente das iniciativas missionárias, doando o tempo disponível; estudar o evangelho do ano litúrgico, para conhecer mais de perto a pessoa e o projeto de Jesus, e assim amá-lo, segui-lo e testemunhá-lo; trabalhar em defesa da natureza, da vida e da cidadania de todos, especialmente dos mais esquecidos, com os mesmos sentimentos e opções de Jesus.

Na manhã do domingo, 05/07, foram definidos os Objetivos para a realização das Santas Missões Populares nas três dimensões da ação Missionária na Paróquia (Pessoal, Igreja e Sociedade), e logo após a definição da Oração Missionária. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa de encerramento presidida pelo Pe. Hamilton Sobreira.

O II Retiro em Preparação da Grande Semana Missionária está marcado para os dias 06, 07 e 08 de novembro de 2015, o local ainda está indefinido.

OBJETIVOS DAS SMP
  • Vivenciar a missão recebida através do batismo, buscando tornar-nos sacerdote, profeta e pastor, sendo testemunho vivo do cristo ressuscitado.
  • Dinamizar as atividades pastorais vivenciando a proposta do evangelho, indo ao encontro dos irmãos afastados, a fim de formar uma comunidade mais acolhedora, celebrativa e fraterna.
  • Reconhecer e refletir os problemas sociais existentes e, à luz do evangelho, propor estratégias que promovam melhorias nestes, o resgate da importância da família e de seus valores e a preservação do meio ambiente.

ORAÇÃO DAS SMP
  • Senhor Deus Pai, Todo Poderoso, te louvamos pelo dom da vida e pelo teu infinito amor por nós. Te agradecemos pelas Santas Missões Populares e pela oportunidade de testemunhar o teu filho Jesus em nossas vidas.
  • Senhor Jesus Cristo, reavivai em nós o Espírito Missionário e concedei-nos que, a seu exemplo, sejamos disponíveis para anunciar com ardor o vosso Reino de justiça e paz, a fim de que a Vossa palavra se propague a todos e a todas.
  • Senhor Espírito Santo, dai-nos Sabedoria, Ciência, Entendimento, Fortaleza, Conselho, Piedade e Temor de Sublime. Torna-nos missionários e missionários firmes e fiéis no compromisso de anunciar a Boa Nova do Teu Reino a todos os povos. Maria, Estrela da nova evangelização, ajuda-nos na caminhada da missão. Amém.