Grupo de Jovens promove encontro para reflexão sobre sexualidade.

No último dia 04 de setembro, sexta-feira o Grupo de Jovens “Encontro de Jovens com Cristo” EJAC realizou na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Bairro Parque dos Nobres. O momento de reflexão foi conduzido pelo casal Marcos e Concita, que pertenciam à Pastoral Familiar na Arquidiocese de São Luís, atualmente atua na coordenação da Pastoral do Batismo na Comunidade.

Na oportunidade foi refletida a visão da Igreja acerca da sexualidade como um, presente de Deus para com os Homens dando a cada um a liberdade de escolher entre o bem e o mal, porem Jesus alerta que “Não foram vocês que me escolheram, mais fui eu que escolhi vocês” (Jo 15, 16). Isso consiste afirmar que o cristão deve buscar viver a sexualidade baseado nos valores cristãos ensinados por Jesus e reafirmados pela Igreja.

Para se compreender a sexualidade temos que diferenciar a liberdade da libertinagem. A liberdade consiste na atitude ou decisão responsável e, que ambos (homem e mulher) assumem as consequências de seus atos; a libertinagem é o uso do outro de forma egoísta, fazendo uso do outro como um objeto descartável, sem compromisso, sem respeito mútuo. “Nossa sexualidade tem um proposito, nossos corpos não são meras caixas para a alma ou máquina para o cérebro. Para os cristãos, o corpo humano e o espirito estão profundamente integrados, isto é cada ser humano é uma unidade de corpo e alma” (Hora da Família, 2015).

Sem a sexualidade não seriamos humanos. E o Salvador se entregou para salvar justamente o gênero humano. Podemos partir de uma reflexão sobre a Sagrada Escritura usando um texto do livro do Gênesis: “Então Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra’. Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: ‘Frutificai, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra’” (Gn 1, 26-28).

O exercício da sexualidade entre homens e mulheres, conforme os planos de Deus, é uma ajuda para o nosso crescimento espiritual e afetivo. O plano de Deus para a convivência entre homens e mulheres é que uns levem os outros à vivência da santidade e da plenitude do amor de Deus. O exercício da sexualidade deve levar o outro a se aproximar de Deus e a tornar mais equilibrados os seus relacionamentos com os irmãos e consigo mesmo. Trazendo isso para a vida prática de nossas comunidades, quer dizer que os homens ainda na sua juventude, vivendo sua masculinidade de maneira equilibrada, podem dar suporte e apoio para outros jovens através da amizade sincera.

Isso vale também para o relacionamento entre sexos opostos. Um rapaz que vive sua masculinidade de maneira integrada e equilibrada terá um papel importantíssimo no amadurecimento afetivo e feminino de suas amigas. Uma mulher que vive sua feminilidade de maneira equilibrada, guiada pelo Espírito Santo, será um importante instrumento nas mãos do Senhor para ajudar os irmãos e irmãs na fé a amadurecerem sua afetividade, sexualidade e espiritualidade.

No encerramento do encontro foi realizado uma breve avaliação, onde os jovens se mostraram satisfeitos com o excelente trabalho realizado naquele momento pelo casal Marcos e Concita e já ficaram na expectativa do próximo encontro, ainda a ser definido para aprofundamento do mesmo assunto, agora já com a proposta dos pais dos se fazerem presentes e também estender o convite para outros grupos da Pastoral da Juventude da Paróquia do Espírito Santo.