PJ realiza comemoração do Dia da Juventude do Espírito Santo – DJES

Dia 08 de setembro de 2015, a Pastoral da Juventude da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira realizou o Dia da Juventude do Espírito Santo – DJES com o Tema “Juventude, vida e missão” na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Bairro Primavera. O dia começou com a celebração da Santa Missa celebrada pelo Padre Hamilton Sobreira. A Liturgia do dia foi da Natividade de Nossa Senhora, o padre além de falar da importância da celebração da Natividade da Mãe de Jesus na Igreja, aproveitou para falar da história da Capital maranhense, visto que este dia São Luís comemorou os seus 403 anos de fundação. Durante a sua homilia não podia deixar de falar da juventude, apresentando a importância da atuação da juventude dentro da igreja, de modo ainda mais especial na construção de um mundo mais justo e solidário.

Os facilitadores convidados para participarem deste dia foram a Marina da Paróquia do Alto Timbira, que buscou fazer uma reflexão acerca do tema “Juventude, vida e missão” proposto para o encontro e Anízio, Assessor as Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luís, que buscou apresentar aos jovens as etapas, os processos e as ações da Pastoral da Juventude. Na parte da tarde foi realizada gincana e encerrando com a caminhada até a Comunidade do Bom Jesus da Lapa.

A Juventude lamentavelmente, vive uma realidade que tem se agravado quando se considera a violência crescente que está dizimando tantos jovens num dos momentos mais significativos de seu desabrochamento. Os quadros e os números, particularmente nas periferias de São Luís, assustam e clamam aos céus por uma ação mais incidente e rápida.

Esta violência que afeta a juventude está fecundada pela pobreza e exclusão social, pelo veneno das drogas e pela permissividade da sociedade contemporânea. Diante disso vale elaborar reflexões acerca da juventude, da vida e missão, daí a Paroquia do Espírito Santo viu a necessidade de criar um dia para pensar e refletir a realidade da Juventude. Este encontro começou a acontecer no ano de 2001 após a Assembleia Paroquial daquele ano, durante alguns anos este evento não veio acontecendo, voltando a ser realizado pela PJ nos últimos quatro anos.

Para a Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira é importante ter presente na juventude a esperança de uma sociedade justa e fraterna e desenvolver ações evangelizadora da Igreja local, de maneira mais significativa, proposta pelas diretrizes da Igreja, numa ação missionária e comprometida com a vida da juventude priorizando a ação teológica, social e política no horizonte das políticas públicas no coração da sociedade.