Forânia São Judas Tadeu realizou formação para a CFE 2016

Na tarde do dia 23 de fevereiro, na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho aconteceu a Formação da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 para os fiéis da Forânia São Judas Tadeu, com a participação de diversos paroquianos das nove comunidades da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira e a equipe de formadores – Delcio, Ir Inês, Anizette e o anfitrião o Pe. Sergio, pároco da Paroquia da Conceição.

A abertura da formação aconteceu com Delcio o qual com alegria e de forma dinâmica apresentou a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, com o tema “Casa Comum: nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

A Campanha da Fraternidade Ecumênica foi pensada, construída e elaborada com diversos representantes do CONIC – Conselho Nacional das Igrejas Cristãs visando o cuidado com a Casa comum como resposta ao amor incondicional de Deus para conosco, com objetivos gerais e específicos para a questão do saneamento básico como condição para o desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

Delcio interagiu com os participantes de forma descontraída e com muita segurança. A paroquiana Iony Ferreira – Coordenadora da Catequese da Comunidade Nossa. Senhora do Perpétuo Socorro enfatizou que a fé em Jesus Cristo nos anima a assumir o cuidado com a Casa comum como resposta ao amor incondicional de Deus para conosco”, durante a interação com o formador .Ir Inês destacou que nós animados pelo Espírito, cujo agir consiste em unir, chamar, congregar, superar barreiras e unir pessoas de boa vontade ao redor de objetivos comuns, devemos assumir compromissos, responsabilidades e comportamentos os quais sejam de simples gestos cotidianos mas que colaborem com o coletivo. Ir Ines enfatizou que possamos evitar o consumismo , o desperdício de alimentos e de tudo que não seja essencial.

Delcio relatou que é a quarta vez, da Campanha da Fraternidade ser realizada de forma ecumênica, a primeira foi em 2000, em seguida em 2005 e em 2010. As reflexões sobre o saneamento básico contidas no texto-base demonstram que esse é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.

A paroquiana e catequista Fátima da Comunidade Gianna Beretta acredita ser possível criar espaços ecumênicos de comprometimento com a Casa Comum, “já que os problemas são nossos e comuns a todos nós”. Pe. Sérgio ratificou a importância e o consumo consciente com a agua ele lembrou que a mesma não é um bem infinito, a mesma apresenta um ciclo e que esta campanha envolve muito mais do que agua e saneamento básico, requer educação ambiental, mudanças de comportamento e atitudes. Finalizando a formação com muito conhecimento e “afinados” com o hino da CFE 2016, Delcio agradeceu a todas as pessoas que participaram lembrou que um mundo de justiça e direito precisa ser construído assim: coletivamente, somando as criatividades, os talentos e as experiências em benefício do bem comum e convidou a todos para o lançamento da CFE no dia 13 de fevereiro no Castelinho às 15h.