Pascom Arquidiocesana realiza II Encontro de Comunicadores

A Comissão Arquidiocesana para Comunicação realizou neste domingo (24/01/2016) o II Encontro de Comunicadores da arquidiocese de São Luís, no Maranhão com o tema “Comunicação em tempos de Redes Sociais”, que contou com a presença do arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, e cerca de 100 participantes vindos de diversas paróquias, pastorais, movimentos e serviços de comunicação da arquidiocese.

O encontro que aconteceu na Igreja de São Marcos, na Ponta D´Arei e debateu o contexto da era digital na evangelização. Os jornalistas e assessores, Mariela Carvalho e Ricardo Alvarenga participaram como palestrantes e colocaram em pauta a questão das redes sociais.

Equipe da Pascom do Alto Timbira presente no II Encontro de Comunicadores

Durante o evento, a primeira palestra ministrada aos participantes teve como tema central: “Comunicação em tempos de Redes Sociais”. A jornalista e professora, Mariela Carvalho, discorreu sobre como a rede afetou as relações sociais nos seus diferentes níveis, além de sua importância como ferramenta de mobilização. Já a segunda palestra, ministrada pelo jornalista Ricardo Alvarenga, teve como tema “Redes Sociais: novos espaços de evangelização”. O palestrante, apresentou aos participantes os diversos documentos do magistério da Igreja que abordam o assunto, as principais noções sobre ética cristã na internet e as grandes preocupações da Igreja nessa área.

O padre e coordenador da pastoral de comunicação da arquidiocese, Gutemberg Feitosa, explicou ainda sobre a estrutura atual da comunicação na arquidiocese de São Luís, bem como sobre o trabalho da Rádio Educadora e as edições do Jornal do Maranhão.  O encontro foi encerrado com a missa presidida por dom José Belisário da Silva, e concelebrada pelo padre Gutemberg.

Segue alguns depoimentos dos que participaram do Encontro:

“O encontro foi maravilhoso, foi uma grande oportunidade para conhecer e manter contato com os vários comunicadores de paróquias e comunidades da arquidiocese”, comentou Marcelo Diógenes, da Pascom São Roque.

“O Encontro foi muito importante, pois nos deu oportunidade de refletirmos sobre as formas novas de evangelizar utilizando as ferramentas da Internet”, disse Marcelo Amorim, da Paróquia Santa Paulina (Residencial Pinheiros).

“Foi um momento muito importante de comunhão entre os comunicadores, o que certamente irá se refletir na articulação e organização das ações na Igreja de São Luís”, afirmou Virginia Diniz, da Renovação Carismática da Paróquia São João Batista do Vinhais.

Fonte: Pascom arquidiocesana