Ordenação diaconal do seminarista Ayrton Frank

Na tarde deste sábado, 27 de fevereiro, a Arquidiocese de São Luís realizou a primeira ordenação do ano de 2016. A ordenação diaconal foi do seminarista Ayrton Frank, realizado pelo bispo auxiliar da Arquidiocese Dom Esmeraldo Barreto na Paróquia Nossa Senhora da Penha no bairro Anjo da Guarda.

O lema de ordenação diaconal de Ayrton Frank é “Eis o meu servo que eu sustento” (Isaías 42,1). O lema é tirado do primeiro dos quatro cantos do servo de IHWH pelo fato de a data da Ordenação Diaconal se fixar nas proximidades da Semana Santa, onde na Igreja se lê na íntegra estes quatro cantos que retratam um homem admirável que chega a aceitar o sofrimento e a morte para salvar os outros.

A Comunidade Bom Jesus da Lapa da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, se fez presente na ordenação, onde o mesmo fez estágio pastoral no período de 2010 a 2012 colaborando com a comunidade de forma geral, principalmente no período de transição do festejo da comunidade no ano de 2010, mudando a celebração da festa de Bom Jesus da Lapa do mês de dezembro para o mês de agosto, colaborou também em outras comunidades principalmente nos aspectos litúrgico das comunidades.

Sobre o Ayrton Frank

Ayrton Frank Castro Pinheiro nasceu na cidade de Viana, no dia 17 de Junho de 1986, e é o quarto filho de Clenair Castro Pinheiro e Armando Pinheiro Filho (In memoriam) cursou o Ensino Fundamental nas escolas Professor Antônio Lopes, Príncipe da Paz e CAIC. Vindo para São Luís para concluir o Ensino Básico no Centro Ensino Médio Barjonas Lobão. Foi batizado no dia 01 de Outubro de 1989, recebeu a Primeira Eucaristia no dia 13 de Maio de 1999, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viana – MA e a Confirmação em Maio de 2006, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac, já em São Luís.

Participou do grupo de Liturgia exercendo os ministérios de leitor e da Acolhida na mesma Paróquia onde recebeu o Crisma. Ingressou no Seminário Menor São João Maria Vianney no dia 10 de fevereiro de 2006, sendo acompanhado pelo Padre Clemilton Moraes enquanto se preparava para o vestibular. Nesse mesmo período chegou a cursar o segundo período de Comunicação Social com habilitação em Radio e TV na Universidade Federal do Maranhão.

Em 2007 ingressou no seminário Santo Antônio onde cursou Filosofia no IESMA e teve como reitores o até então Padre Benedito Araújo (atualmente bispo de Guajará Mirim) e o Padre Clemilton Moraes. Por ocasião da divisão das casas de Formação em 2008 passou a residir no Seminário Maior de Filosofia São João Maria Vianney, tendo por reitor o padre Antônio José Ramos Costa. Em 2010 ingressou no Seminário Maior de Teologia na Igreja de São Pantaleão e teve por reitor o padre Orlando Ramos.

Durante o período de formação fez estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora de Nazaré (comunidade Itapiracó), Nossa Senhora Aparecida do Munim – Morros, Sagrada Família – Maiobão, Espírito Santo – Parque Timbira (Comunidade Bom Jesus da Lapa), Nossa Senhora da Boa Viagem – Matinha (Km 11) e Nossa Senhora da Penha – Anjo da Guarda. Admitido às Ordens Sacras no dia 27 de Abril de 2015 juntamente com os seminaristas James Serrão e Danilo Fontinele, e no dia 19 de Outubro do mesmo ano, recebeu o ministério de Leitor e Acólito no Seminário São João Maria Vianney – Cohatrac.

A ordenação presbiteral de Ayrton Frank está marcada para o dia 3 de setembro de 2016 na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatac.

Fonte de Consulta: ICatólica
Crédito das Imagens: Pascom da Sé – São Luís – Ma.