O Projeto ECOCEMAR é desenvolvido pela Companhia de Energética do Maranhão (CEMAR) desde o ano de 2011, que consiste na troca de resíduos recicláveis por descontos na fatura de energia elétrica, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem. Além de organizar um programa de coleta seletiva de resíduos com valor de mercado, o Ecocemar visa a contribuir com a preservação do meio ambiente e oferecer alternativas para o pagamento das faturas. De acordo com Ingrid e Valterlice, que são Operadoras Ambiental e que fazem parte do posto de coleta móvel na Paróquia do Espírito Santo, o projeto também consiste na conscientização da sociedade na necessidade da coleta de materiais recicláveis para que haja a diminuição de lixo pelas ruas da cidade em parcerias com outras empresas parceiras.
Como funciona
- O cliente, da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) com a sua fatura de energia em mãos, deverá ir ao posto de coleta e solicitar seu cartão Ecocemar, que é entregue na mesma hora;
- Em seguida, receberá instruções sobre os tipos de resíduos recebidos no ECOCEMAR para fazer a coleta em sua casa, a separação dos resíduos e, após, levar ao posto de coleta para realizar a troca por bônus na conta de energia;
- No posto de coleta, o atendente irá pesar, separadamente, cada resíduo, por tipo e classe, gerando no final um bônus a ser creditado na fatura de energia;
- Ao final, cada cliente receberá um comprovante da transação realizada, identificando o valor do bônus, a ser conferido junto à sua fatura de energia.
- No caso de doação do bônus, em cada posto, existe uma lista de entidades beneficentes e/ou sem fins lucrativos para escolha pelo cliente que desejar doar seus bônus, podendo, ainda, o cliente indicar uma entidade de sua preferência, com a indicação do número da unidade consumidora da entidade.
As operadoras do programa destacam algumas dificuldades encontradas para que haja uma coleta mais eficiente na área Pólo Coroadinho, sendo que o único polo de coleta é na Paróquia do Espírito Santo Alto Timbira, localizada na Rua Tambor de Crioula nº 07, Parque Timbiras – São Luís / Ma.
Os principais desafios, é a falta de hábito da população em praticar coleta seletiva e reciclagem, sendo assim há necessidade de um trabalho de conscientização maior para o projeto. A coleta neste posto tem sido muito baixa em relação ao que se deseja coletar na região, há vários fatores que podem contribuir para este fator, tais como a localidade do posto e o transporte dos materiais dos clientes até o local de coleta, além da falta de consciência desta necessidade.
A coleta na Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, localizada na Rua Tambor Crioula 7, São Luís – MA, acontece às quinta-feira (de 15 em 15 dias) das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Materiais coletados
Plásticos
- Pet – refrigerantes e água mineral
- Plásticos duro – frascos plásticos (embalagem de shampoo, detergente, embalagens de margarina, baldes, bacias, garrafas de água minera, etc.
- Plástico – caixas, cadeiras e mesas
- Plástico filme – sacolas plásticas, embalagens de arroz, feijão açúcar, etc.
- PVC – canos forros, etc.
Metais
- Aço inox, alumínio, antimônio, ferro, bronze, chumbo, panelas de alumínio, baterias de carro.
Papel - Branco – papel A4, livros, papel de escritório, etc.
- Misto – Revista, encartes, etc.
Papelão
- Jornal – lista telefônicas e sobras de jornais
Resíduos Orgânicos
- Óleo de cozinha
Trata Pack
- Caixa de suco, leites, extrato de tomate, creme de leite, leite condensado, etc.
Necessidade da consciência ambiental
O destino final do lixo produzido é um dos agravantes que tem colaborado para a destruição do meio ambiente. A cada dia a humanidade tem produzido mais lixo do que o meio ambiente é capaz de absorver. Daí a necessidade de uma mudança de mentalidade voltada para a reciclagem e o desenvolvimento de uma consciência ambiental e social que visa o bem comum e de toda humanidade: a manutenção da vida na terra.
A mudança de comportamento e de consciência é um trabalho que cabe a toda as esferas da sociedade que deve começar em casa de cada um, com pequenas atitudes com a separação do lixo e o descarte em local correto, assim se estendendo a todos da sociedade em qualquer lugar. Para isso faz se necessário o compartilhamento de informações, divulgações destes meios necessários para a manutenção da vida e a preservação do meio ambiente.
Fontes consultadas
Conselho Nacional de Justiça
Portal Fala Parceiro / ECOCEMAR
Postar um comentário