Missa de abertura das atividades do Seminário de Grajaú

Na noite desta sexta-feira, 04 de março, deu-se início às atividades do ano de 2016 no Seminário João XXIII da Diocese de Grajaú, localizado no território da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, no bairro Parque Pindorama. Na ocasião foi celebrada a Missa no Seminário pelo Bispo da Diocese de Grajaú, Dom Franco Cuter concelebrada pelo Pe. Antônio Bento, reitor do seminário. Participaram da celebração os paroquianos da Paróquia do Espírito Santo, as Irmãs de Susa, também com sede nas proximidades do seminário de Grajaú, e as Irmãs Mínimas do Bairro do Turú, em São Luís. Após a missa, foi oferecido um jantar compartilhado com todos os presentes.

As leituras da Liturgia foram do Livro de Oséias 14,2-10, que falava da ação misericordiosa de Deus para com o seu povo “em Ti encontrará o órfão misericórdia” e o Evangelho de São Marcos 12,28b-34, onde o evangelista mostra o maior dos mandamentos num diálogo de Jesus com um Mestre da Lei, onde o Senhor mostrou o maior dos mandamentos: “amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. Em homilia, Dom Franco buscou ressaltar a importância do amor misericordioso de Deus para com os homens e suas misérias, a importância do amor ao próximo e a prática da caridade, assim como o Ano da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco.

Dom Franco também ressaltou a importância da participação e da colaboração da Paróquia do Espírito Santo Alto Timbira no processo formativo dos 12 seminaristas de Grajaú para o sacerdócio, convidando cada paroquiano e cada seminarista para serem “sinais do amor de Deus e testemunho no mundo, levando a palavra, o amor e a presença de Deus Pai através daqueles que de maneira particular são chamados para ser testemunho do amor misericordioso de Deus”. O Bispo ainda ressaltou a necessidade dos seminaristas estarem no meio e na vida do povo, assim conhecendo e vivendo cada realidade das comunidades fortalecendo ainda mais o vínculo de fraternidade e oração entre a Diocese de Grajaú e a Paróquia do Alto Timbira. O Pe. Bento, reitor do Seminário João XXIII, reiterou a necessidade do fortalecimento do vínculo do seminário e da Paróquia local para viverem juntos as graças concedidas por Deus a todos.

Na oportunidade foram apresentados os 4 novos seminaristas vindos do Seminário Menor da Diocese de Grajaú, onde passaram dois anos com o Reitor Pe. Weslly e este ano estão ingressando no Seminário Maior, sendo eles: Aminadab Nascimento, 18 anos, da Paróquia de São Francisco de Assis, Arame – Ma; Rodolfo Silva, 19 anos, da Paróquia São Raimundo Nonato, Tuntum – Ma; Francisco Alves, 18 anos, da Paróquia São José, São José dos Brasílios – Ma e Francielton Carvalho, 19 anos, da Paróquia Santa Cruz, Barra do Corda – Ma.