Paróquia do Espírito Santo realiza Curso de Liturgia

No período de 12 a 15 de abril de 2016, aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, o Curso de Liturgia, com o objetivo de proporcionar aos paroquianos um momento de formação e orientações acerca da liturgia celebrada nas comunidades. Parte do curso foi ministrado pelo Pe. Flávio da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do bairro COHATRAC, que esteve presente na terça-feira e na quarta-feira, e na quinta-feira e sexta-feira esteve presente a equipe de liturgia da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, formada por Graça Guimarães, Raimundo Aquino, Alan, Nilson e Ana Maria, e acompanhavam a equipe, Silva Guimarães; Arnalda Mendes ambos integrantes da Pastoral Familiar.

O Padre Flávio e a equipe de liturgia responsável pela ministração do curso esclareceram muitas dúvidas, deixando claro o que é liturgia, quais os méritos de Cristo sobre o Mistério Pascal na liturgia, esclareceram a observância do gesto do abraço da paz, sobre o canto da comunhão, ofertório, o que são cantos litúrgicos e anti-liturgicos, o que cantar ou não cantar, a comunhão nas duas espécies, a oração do Pai Nosso e o ato penitencial, entre tantos outros aspectos da liturgia.

O padre ainda ressaltou a importância da avaliação constante da equipe litúrgica, evitando críticas moralistas em relação aos erros cometidos, porém buscando sempre o aperfeiçoamento do trabalho litúrgico para melhor celebrar o mistério de Cristo, pois a liturgia inicia a partir do momento que a equipe litúrgica se organiza para o planejamento, e enfatizou ainda a necessidade da equipe de liturgia e o ministério de música andarem de mãos dadas e em conformidade com o tempo litúrgico, respeitando a peculiaridades de cada tempo, procurando evitar o enfeite das músicas, pois na liturgia deve-se cantar a missa, e não cantar na missa.

Foi destacado ainda a importância da preparação das pessoas que executam as atividades dentro da liturgia, tais como leitores, salmistas, comentaristas, entre outros. Para estes, é de grande necessidade a preparação para executarem estas funções de forma respeitosa e levando em consideração a postura física, vestimentas adequadas, atentando às pronuncias corretas, adaptação às pronuncias de palavras difíceis ou desconhecidas, e ensaios constantes. A equipe litúrgica, o ministério de música e o padre, dentro da liturgia, necessitam de uma comunicação constante para que possam dar andamento ao mistério celebrado sem interferência, daí a necessidade da elaboração de um roteiro contendo todos os momentos da celebração.

Exigem também da equipe responsável pela liturgia uma atenção especial, os objetos litúrgicos, estes devem permanecerem sempre limpos e organizados em seus devidos lugares, assim como também exigem atenção ao ambiente físico da celebração, este devendo está sempre limpo, ornamentando sem exageros obedecendo as cores e normas litúrgicas de cada tempo celebrado.

Também foi ressaltando a importância e a valorização da diversidade de pessoas existente em cada comunidade, para que hajam espaços para todos, tais como para a juventude, as crianças, as mulheres, os homens, os idosos, os doentes. A equipe de liturgia deve dar autonomia na organização e planejamento, assumindo assim a função de orientar, tendo o devido respeito para cada público a que se volta a celebração, não tendo assim a supervalorização de um e a desvalorização do outro.

Outro aspecto importante a ser valorizado e respeitado na liturgia é cultura e o ritmo de cada povo, a liturgia deve expressar o louvor e adoração a Cristo por meio de cada expressão nas diferentes culturas, desde que estas não sobrepõem os aspectos litúrgicos normativos do Missal Romano.

O curso encerrou com a realização da oficina, onde os paroquianos foram divididos por comunidades e tiveram que preparar uma celebração à luz daquilo que foi estudando ao longo do curso, de acordo com cada situação exigida a cada grupo. Em seguida foi realizado um breve momento de avaliação, onde foi possível ver a satisfação de cada paroquiano em ter participado daquele momento de estudo, já aguardando expectativas para o próximo curso, que está previsto acontecer no mês de setembro de 2016, tendo como centro de estudo a Bíblia. Logo após foram feitos sorteios de diversos brindes e entrega dos certificados. E em seguida o lanche compartilhado, sendo esta marca registrada ao termino de cada dia do curso.