Comunidade Sagrado Coração comemora 10 anos de fundação

Na noite desta sexta-feira, 24, a Comunidade Sagrado Coração comemorou o seu 10º aniversario de Comunidade Eucarística. A noite foi marcada pela Celebração da Palavra presidida pelo Ministro da Palavra Edvaldo. A Liturgia celebrada foi a Natividade de São João Batista com as leituras extraídas do livro do Profeta Isaías 49,1-6, onde o Senhor Deus chamou todas as nações para prestarem atenção ao seu Servo que estava por vim para o regate de todos “o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome […] Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”; no Salmo 138, foi proclamada as maravilhas de Deus pela formação e pelo chamado para a vocação do homem ainda no ventre materno; a Segunda Leitura foi do Livro dos Atos dos Apóstolos 13,22-26, São Paulo prega sobre a geração de Davi, que já estava preparada para receber o Salvador e que São João Batista veio para preparar a vinda do Messias; o Evangelho foi de São Lucas 1, 57-66. 80, narra o nascimento de São João Batista.

Em homilia o Ministro da Palavra Edvaldo ressaltou a necessidade das comunidades atuais terem em São João Batista um modelo de profeta e anunciador do Cristo Salvador, um profeta perseverante a ponto de dar a própria vida pela causa do Reino de Deus. E pediu ainda que assim como o profeta precursor do Messias, assim sejamos, perseverantes no anuncio do Evangelho e pacientes nas adversidades, suportando-as e seguir confiante na graça de Deus, que é um Pai bondoso e misericordioso.

Apos a celebração foi apresentado o projeto da Comunidade, que é a conclusão da construção da área externa da igreja, onde será o centro social e largo, que terá diversas salas, uma cozinha, e uma quadra de esporte. O treinador do time de futebol da Comunidade, Antonio Carlos, ressaltou a importância deste projeto na vida da comunidade, como um meio para a superação da carência social da área, pois “oferecer um espaço de integração e socialização para a juventude é um dos meios para retirar-los da violência, das drogas e da marginalidade” ressaltou o treinador da comunidade.

Projeto do Centro Pastoral da Comunidade

Após a apresentação o mesmo concluiu com os agradecimentos a todos que participaram da celebração em comemoração aos 10 anos da comunidade e ofereceu um lanche muito farto de comidas típicas do período junino.

Fundação da Comunidade Sagrado Coração de Jesus

A origem da Comunidade Sagrado Coração de Jesus está na base de formação do Grupo de Jovens Unidos em Cristo – JUC em 1998, que na época era o grupo de jovem mais forte da paróquia, os trabalhos desta nova comunidade se iniciaram sob a proteção de Santa Rosa de Lima como padroeira. Em junho de 2003 com a visita do Pe.  Antônio Sanna do Apostolado da Oração de Sardegna da Itália e do Pe. Felix deu um novo rumo, com sentimento de união na comunidade, construindo sua primeira capela coberta de telhas Brasilit e cercada com ripas e as celebrações que aconteciam nas ruas e nas praças e na casa de Dona Adélia, agora já tinha seu endereço, próximo à caixa d água no Alto do Pindorama.

Em abril de 2004 uma grande celebração da ressurreição de Cristo na capela mobilizou mais de 200 pessoas da paróquia, que se reuniram para a Celebração da Páscoa, que se finalizou com um grande café partilhado.  Desde então as celebrações, a catequese, os batizados, passaram a fazer parte da vida pastoral da comunidade que a cada dia crescia, no sonho de ver o seu templo construído e o seu povo evangelizado.

No dia 24 de junho de 2006 este sonho se concretiza dentro do Tríduo de Oração e visitas missionárias, onde foi realizada a missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Luís, Dom José Belisário da Silva e concelebrada com Pe. Antônio Sanna e Pe. Cristino Silvio Barros Pessoa, assim oficializando a criação da comunidade e a inauguração da nova capela.