Forania São Judas Tadeu se reúne para uma nova articulação de trabalho

Na noite desta terça-feira, 14/06, às 19h30 na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro Alemanha, reuniram-se representantes das Paróquias que formam a Forania São Judas Tadeu da Arquidiocese de São Luís – Ma. Além dos representantes das paróquias, participaram também os padres das mesmas: Padre Hamilton Sobreira, (Pároco da Paróquia do Espírito Santo – Alto Timbira); Padre Sérgio Henrique Garcia de Braga Mello (Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Coroadinho); e Frei Francisco Heleno (Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Alemanha)

A reunião teve por objetivo traçar ações iniciais de melhoria de articulação do trabalho dentro da forania e estreitar os laços entre as Paróquias, buscando compreender a realidade social, cultural e econômica das paróquias e região, além de criar boas maneiras de trabalhar em conjunto.

Uma das ações colocada foi o levantamento quantitativo e qualitativo da realidade de cada paróquia. Esse levantamento será realizado dentro das comunidades e enviadas para as paróquias que irão cataloga-las e repassar para a Forania, que fará uma nova análise e avaliação e em seguida entregará um relatório final para a Arquidiocese. O intuito deste levantamento é identificar as necessidades comunitárias e pastorais, destacar o que temos de bom, o que podemos melhorar, e ainda, o que podemos oferecer aos fiéis que participam das comunidades.

Após a organização de todas as informações serão planejadas e executadas ações orientadas sob os documentos e diretrizes da CNBB e orientações da Arquidiocese de São Luís, buscando construir uma igreja em saída, assim como nos exorta o Papa Francisco. A Forania São Judas Tadeu buscará fazer um apanhado das boas ideias já aplicadas dentro e fora das Comunidades para que possa se adequar às novas exigências de evangelização a partir das informações coletadas nas Paróquias.

Ao longo da reunião também foram pontuadas algumas atividades que estão sendo desenvolvidas dentro da Forania São Judas Tadeu que tem dado bons frutos nas paróquias. É o caso da Catequese, que ao longo da sua programação anual são realizados encontros de espiritualidades e de formações, destacando a comemoração do Mês da Bíblia que encerra com o “Bíblia na Praça”.

Foi definido ainda uma data de marco celebrativo para a Forania, marcada para o dia 28 de outubro, dia em que se comemora o dia do Padroeiro que dá o nome à forania, São Judas Tadeu. As paróquias apresentaram algumas ações que já estão planejadas para o segundo semestre de 2016, com o intuito de começar a movimentar as comunidade e paróquias no sentido de promover a participação em conjunto na Forania.

Na oportunidade foi apresentado a equipe de trabalho de articulação na Forania São Judas Tadeu, sendo formada pelas seguintes pessoas: Secretária:  Maria da Conceição Soeiro Cruz (Paróquia do Espírito Santo); Tesoureiro: Pe. Everaldo Araújo, (Pároco da Paróquia Santa Teresinha); Vigário Foranico: Pe. Hamilton Sobreira (Pároco da Paróquia do Espirito Santo do Alto Timbira); Vigário Adjunto Foranico: Frei Francisco Heleno (Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória).

Foi ainda definido um calendário de reuniões a nível de forania para a cada dois meses, ficando o calendário estabelecido da seguinte forma:
  • 26/07 – terça-feira 19h30 – Local: Santa Teresinha – Filipinho
  • 22/09 – quinta-feira 19h30 – Local: Espírito Santo – Parque Timbira