Catequese realiza formação sobre dinâmica para catequistas

Na tarde deste sábado, 09 de julho, a Coordenação da Catequese da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, realizou uma formação sobre o uso da dinâmica nos encontros de catequese. A formação aconteceu na Igreja Matriz, localizada no Parque Timbira e participaram 21 catequistas das nove comunidades da Paróquia. A formação foi ministrada por Glécio Sandro Silva da Paróquia Nossa Senhora da Glória e membro da Comissão Arquidiocesana para a Catequese.

De acordo com Glécio Sandro o uso da dinâmica nos encontros de catequese favorece a comunicação entre o catequista e o catequisando, possibilitando a interação e o aprendizado, rompendo barreiras que impedem a relação, evitando o isolamento e o individualismo. A dinâmica também favorece e desperta a solidariedade, supera o egoísmo, permitindo a vivência de valores de colaboração e ajuda mútua.

Glécio ainda reforçou que uma dinâmica por si só não é formativa e nem possui um caráter pedagógico, para que esta se torne uma ferramenta de aprendizagem deve ser usada de forma organizada e em sintonia com os temas apresentados e acompanhados de metodologias que favorecem a compreensão, levando em consideração os objetivos definidos para cada encontro, os catequisandos e suas especificidades, assim como os elementos que devem compor o desenvolvimento das dinâmicas, tais como: a preparação, os objetivos, ambiente, clima, materiais e recursos e avaliação.

Ao longo da formação foram desenvolvidas diversas dinâmicas levando os participantes a desenvolverem habilidades práticas na aplicação nos encontros da catequese e a reflexão da centralidade da ação da dinâmica como um meio formativo social e doutrinário. De acordo  com catequista da Comunidade Matriz, Jousy Serra, o encontro permitiu formar novas concepções sobre o uso da dinâmica nos encontros de catequese, tornando-a uma ferramenta de ensino e aprendizagem, possibilitando a formação de conceitos sociais e religiosos a partir da vivencia catequética e missionária da Igreja.

O encontro encerrou com os informes dados pelo Coordenador da Catequese, Paulo de Jesus, e o Padre Hamilton Sobreira. O próximo encontro dos catequistas está marcado para o dia 30 de julho na igreja Matriz para o planejamento dos encontros de catequese do segundo semestre do ano de 2016. E após a oração final foi oferecido um lanche oferecidos pelas comunidades.