Topo


 

Encerra Semana de Formação Bíblica no Alto Timbira


Aconteceu de 13 a 16 de setembro na Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, a Semana de Formação Bíblica, que teve por objetivo oferecer conhecimentos aos fiéis sobre os Profetas e o estudo do livro do Profeta Miquéias. A formação foi ministrada pelo seminarista Luís Carlos Pereira da Silva, do 4º ano de Teologia do Seminário São João XXIII, da Diocese de Grajaú e pelo Padre Hamilton Sobreira, pároco do Alto Timbira.

No mês de setembro a Igreja celebra o Mês da Bíblia, buscando tornar a ação evangelizadora da Igreja mais profunda e próxima das pessoas, possibilitando a intimidade e conhecimento da Sagrada Escritura. Cada ano o mês é baseado em uma temática bíblica e no estudo de um livro. Para o ano de 2016 o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas) e Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs o tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus” baseado nos estudos do livro do Profeta Miquéias.

Este tema foi o fundamento da Semana de Formação Bíblica na Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira que aconteceu de 13 a 16 de setembro na Igreja Matriz, que ao longo da semana buscou fazer uma introdução geral das Sagradas Escrituras, dos profetas e estudos do Profeta Miqueias, de forma muito didática e contextualizada, com a realidade do século XXI e suas problemáticas à luz do profetismo bíblico.

De acordo com o seminarista Luís Carlos, nos escritos do Profeta Miqueias, há muitas semelhanças com o momento que vivemos, sendo um texto ainda muito vivo nos dias de hoje. Naquela, época o profeta Miqueias estava em um ambiente com muita injustiça, corrupção, exploração do povo pobre, os problemas da terra, o que levou o profeta usar da autoridade que tinha para chama a atenção das autoridades jurídicas, religiosas, chefes da sociedade da sua época em todas as esferas sociais e politicas para uma conversão, denunciando o que está errado e fora do projeto de Deus e anunciando a ação pesada das mãos de Deus sobre o povo e dos governantes, chamando-os para uma conversão verdadeira diante da Aliança com Deus.

“Miqueias também anunciava a restauração do povo de Deus, a esperança e a vinda do Messias, o Cristo, Filho de Deus. Assim como naquela época, hoje ainda precisamos de profetas que venham abrir a boca para denunciar as injustiças e anunciar a Palavra de Deus ao coração dos homens, pois cada homem e mulher que abre o coração a Deus, sempre há a possibilidade de salvação quando acontece a conversão para um novo projeto de vida de acordo com os desígnios de Deus.” Finalizou o seminarista.

Sobre o Mês da Bíblia

A comemoração do Mês da Bíblia no Brasil iniciou no ano de 1971, por ocasião do aniversário do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG, desde então a comemoração ocorre todos os anos ao longo do mês de setembro, culminando no ultimo domingo do mês. Neste período as paróquias, comunidade, grupos e movimentos são convidados a fazer uma experiência mais profunda na sagrada Escritura.

A escolha do mês de setembro para mês da bíblia se deu devido a data de homenagem a São Jeronimo, 30 de setembro. São Jerônimo nasceu no ano de 340 e faleceu em 420, ele foi o maior biblista que já houve, traduzindo a bíblia do Grego e Hebraico para o Latim, que recebeu o nome de Vulgata, desde então se tornou a Bíblia oficial da Igreja Católica. A Bíblia é o livro de maior exemplar impresso, distribuído e vendido do mundo, estando traduzido praticamente em todas as línguas.
⁠⁠⁠⁠


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem