Frei Gilberto OFM comemora dez anos de sacerdócio

Aconteceu na noite deste sábado, 10, a missa de ação de graças de dez anos de aniversário de ordenação do Frei Gilberto Magno da Cruz OFM na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Primavera. A celebração contou com a participação do Padre Hamilton Sobreira, pároco do Alto Timbira, seminaristas da Diocese de Grajaú e o Frei Clésio. Participaram também da celebração diversos paroquianos das nove comunidades da Paróquia do Alto Timbira, familiares e amigos de caminhada do Frei. Em homilia o Frei ressaltou a satisfação e gratidão do apoio dado pela comunidade à sua vocação sacerdotal, fazendo memória dos grandes momentos vividos na Comunidade, na Pastoral da Juventude, na Catequese e nos círculos de amigos.

Em entrevista a Samuel Rocha, o Frei Gilberto OFM destacou a importância da Comunidade Nossa Senhora Aparecida na sua vocação sacerdotal e na sua vida engajada na comunidade. Tudo começou com o convite da Irmã Das Dores para participar da Comunidade na década de 90, na época já realizavam a Oração do Terço nas casas e começaram estender o convite para os jovens também participarem.

A comunidade começou crescer e veio a necessidade de ter o grupo de jovens, a catequese e catequistas, onde o Frei Gilberto pôde estar engajado. Após o Frei estar inserido na vivencia da comunidade, nasceu o desejo de servir a Deus de forma mais radical, foi então que decidiu entrar definitivamente na vida sacerdotal.

Após o ingresso do Frei Gilberto no Convento de Ordem Franciscana, a Comunidade continuou a prestar assistência por meio das orações e visitas, participando de todo o processo de formação, nos votos perpétuos, e na ordenação em 09 de setembro de 2006 em São Luís pelo Bispo Dom Geraldo Dantas. “A Comunidade Nossa Senhora Aparecida teve e ainda tem grande influência na minha vida vocacional, podemos dizer que existe um “umbigo” que me liga à comunidade Nossa Senhora Aparecida, que tem sido muito importante para a perseverança na caminhada como religioso e sacerdote”, afirmou o Frei Gilberto OFM.

O Frei destacou as suas emoções e gratificações nestes dez anos de sacerdócio a cada vez que retorna à comunidade, onde nasceu sua vocação, local de trabalho que deu início à sua caminhada, externando a alegria de hoje já colher os frutos, que são as pessoas engajadas que receberam o sacramento do batismo, da eucaristia, e que agora já estão assumindo frente do trabalho na comunidade, dos grupos e das pastorais, “tudo isso me dá uma alegria muito grande, de ver que o trabalho prosperou e está dando frutos, esta deve ser a maior realização de um sacerdote: ver o povo de Deus engajado, ver as comunidades crescendo, pois todo pai quer ver seus filhos realizados, e eu enquanto sacerdote desejo ver os leigos que acompanhei na comunidade se dedicando ao trabalho para o Reino de Deus para que este possa crescer e produzir bons frutos” finalizou o Frei.