Catequese realiza encontro com catequisandos e catequistas para finalizar atividades do ano

A coordenação da Catequese da Paróquia do Espírito Santo do Alto Tibira realizou na tarde deste último sábado, 10, na Igreja Matriz, o encontro com catequistas e catequisandos das turmas de Iniciação, Pré-Eucaristia, Eucaristia, Perseverança e Crisma das nove comunidades da Paróquia, com o objetivo de encerrar as atividades deste ano da Pastoral Catequética na Paróquia junto com todas as comunidades, criando laços de união e fraternidade entre catequistas e catequisandos com dinâmicas e reflexões.

O encontro iniciou com a oração e cantos de louvores e animação. Em seguida, Paulo de Jesus, Coordenador paroquial da Catequese, fez um discurso enfatizando a importância dos sacramentos na vida do cristão dando ênfase no sacramento do Batismo, da Comunhão e Crisma, onde destacou que os Sacramentos contribuem na formação dos cristãos não apenas para o conhecimento intelectual dos ensinamentos e doutrinas Igreja, mas sobretudo eleva o cristão para uma intimidade com Cristo, pois os Sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, mediante os quais nos é concedida a vida plena em Cristo.

Em seguida a coordenação separou os catequisandos em dois grupos, sendo um grupo de catequisandos menores de 12 anos de idade e outro grupo de catequisandos acima de 12 anos. O grupo de até 12 anos, ficou no espaço da Igreja, onde foram realizadas diversas dinâmicas de reflexão e animação para que houvesse interação entre os catequisandos. E o grupo acima de 12 anos, se reuniram no salão paroquial, onde o senhor Nonato Dutra, membro do Conselho Missionário Paroquial – COMIPA, realizou uma palestra sobre a importância da grande semana missionária que irá se realizar na Paroquia de 06 a 15 de janeiro de 2017, enfatizando o convite e ressaltando a importância da participação de todos os féis em especial as crianças, adolescentes e jovens neste momento de evangelização na Paróquia do Alto Timbira.

De acordo com Luana, que participou do encontro acompanhando uma catequisanda da Comunidade São Sebastião, “o encontro permitiu conhecer coisas novas, principalmente para estimular ao grande momento de missão que a paróquia está para viver, que é as Santas Missões Populares, convidando e motivando as pessoas para participarem, principalmente as pessoas que estão fora da igreja, sem engajamento comunitário.O encontro também permitiu a reflexão da doação para a evangelização, saindo de nós mesmos para realizar um trabalho de pregação do Evangelho e participarem da Igreja, diante de tantas dificuldades que o mundo nos apresenta.”

Já a Franciane, catequisanda de Crisma da Comunidade São Sebastião, destacou que “apesar dos desafios que tem enfrentado em nossas comunidades, a catequese tem conseguido caminhar com a colaboração de todos, e este encontro permitiu fazer novas amizades, novas interações e uma forma diferente de finalizar as atividades da catequese em 2016 celebrando as conquistas e fazendo novas amizades.”ressaltou.⁠⁠⁠⁠