Topo


 

Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira vive momentos de celebração e renovação com as SMP

Iniciou dia 06 de janeiro as Santas Missões Populares na Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, durante todo o dia os missionários locais da paróquia aguardavam com expectativa a chegada dos missionários das diversas Dioceses do Maranhão para a grande semana missionária que estava prestes a começar. Aos poucos os missionários foram chegtodo e sendo acolhidos no Terminal Rodoviário de São Luís, sendo encaminhado para a Igreja Matriz do Alto Timbira, aonde iam sendo encaminhado para as Comunidades. Enquanto isso, o Conselho Missionário Paroquial – COMIPA, já preparava a celebração da noite para a acolhida dos missionários na Igreja Matriz do Alto Timbira ás 19h30, que foi celebrada pelo Padre Hamilton, onde o mesmo deu as boas vindas aos missionários, em seguida foi realizada a tradicional queima de palhinha do presépio de Natal no largo da Imesmo e servido o lanche em seguida.

No sábado, 07, ás 7h30, deu-se inicio ao retiro com os missionários locais e missionários vindos de outras paróquias e dioceses. A abertura foi com a celebração do Ofício das Comunidades, em seguida, foi feita a apresentação dos 83 missionários da Arquidiocese de São Luís, Diocese de Brejo, Zé Doca, Grajaú e Viana, os seminaristas dos Seminários São João XXIII da Diocese de Grajaú e São João Maria Vianney da Arquidiocese de São Luís, as irmãs do Convento Franciscano de Susa, as Irmãs Capuchinas e as Irmãs Oblatas do Sagrado Coração. Em seguida o Conselho Missionário Paroquial iniciou a apresentação da Paróquia para os missionários, destacando os seguintes pontos: História e fundação da Paróquia; estrutura social, politica e demográfica dos bairros que compreende a Paróquia; estrutura eclesial, organização, pastorais, movimentos que atuam na paróquia. Após o almoço, foi dada continuidade ao retiro, encerrando ás 16h.

Em seguida foi realizada a carreata percorrendo as nove comunidades, reforçando o convite a toda a paróquia para as Santas Missões Populares. Ás 19h40 aconteceu o momento mais aguardado da abertura das SMP, a Celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, participaram da celebração também Dom Xavier Gilles, Bispo Emérito da Diocese de Viana – Ma e Padre Hamilton Sobreira. Em homilia o Bispo Auxiliar Dom Esmeraldo buscou refletir a necessidade da vivência de uma igreja em saída, com cristãos convictos da necessidade de ir ao encontro dos mais necessitados e mais carentes.

No Domingo, 08, iniciou as atividades dos missionários nas comunidades, com alvoradas, café partilhado, e apresentação dos missionários das Dioceses e Paróquias para as comunidades. A às 18h foram realizadas celebrações da Santa Missa a nível de Setor da seguinte forma: Setor 1, na Comunidade São Pedro, celebração presidida pelo padre Hamilton Sobreira; Setor 2, na Comunidade Gianna Beretta, celebração presidida pelo padre Everaldo e no Setor 3, na Comunidade Bom Jesus da Lapa, celebração presidida pelo padre Airton.

Na segunda-feira, 09, os missionários foram convidados a refletir ao longo do dia com as famílias a ternura e compaixão, olhando para as pessoas com o mesmo sentimento de Jesus, contemplando as criações de Deus com ternura e solidariedade. A programação iniciou às 5h com a realização da Alvorada e café partilhado, ás 8h iniciou as visitas e às 19h30 celebrações em todas as comunidades. As celebrações foram presididas pelo: Padre Braule (Comunidade São Pedro), Diácono Baco (Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro) Diácono Ribeiro (Comunidade Matriz) Padre Edgar (Comunidade Santa Gianna), Padre Crizantônio (Comunidade Sagrado Coração), Padre Hamilton (Comunidade São Lázaro), Diácono Capistrano (Comunidade Bom Jesus), Padre Antônio José (Comunidade São Sebastião) e Padre Everaldo (Comunidade Aparecida).

Na terça-feira, 10, o tema do dia foi as Bem-Aventuranças e as advertências de Jesus, os missionários e as famílias foram convidados a ter uma vida simples e despojada, coerente, transparente, humilde e corajosa, misericordiosa e comprometida, lutando pela vida, pela paz e pela justiça. A programação do dia iniciou com as alvorada às 6h, ás 8h visitas ás famílias e ás 19h30 celebração em todas as comunidades. As celebrações foram presididas por: Padre Everaldo (Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro), Padre Hamilton (Comunidade Matriz), Padre Reginaldo (Comunidade Santa Gianna), Padre Clemilton (Comunidade Sagrado Coração), Padre Jânio (Comunidade Bom Jesus), Padre Braule (Comunidade São Sebastião), Padre Edgar (Comunidade Aparecida) e nas comunidades São Pedro e São Lázaro, Celebração da Palavra.

Na quarta-feira, 11, foi um dia dedicado à oração e meditação pessoal, mostrando a beleza e a importância da oração pessoal em nossa vida e em nossas lutas, buscando incentivar nas pessoas visitadas criar no dia-a-dia espaços para o silêncio de oração, cultivando a comunhão e a intimidade com Deus. A programação do dia iniciou com as alvorada às 6h, ás 8h visitas ás famílias, ao longo dia também foi realizado adoração do Santíssimo nas casas de pessoas idosos e doentes das comunidades e ás 19h30 aconteceu a procissão luminosa até as capelas, em seguida aconteceu as celebrações, que foram presididas por: Diácono Pedro, (Comunidade Matriz); Padre Everaldo, (Comunidade Santa Gianna); Diácono Capristrano, (Comunidade Sagrado Coração de Jesus); Padre Edgar, (Comunidade São Lázaro); Padre Ayrton, (Comunidade São Sebastião), Padre Hamilton, (Comunidade Nossa Senhora Aparecida) e Celebração da Palavra nas Comunidades São Pedro, Perpétuo Socorro e Bom Jesus.

Na quinta-feira, 12, foi um dia dedicado à reflexão, ao amor gratuito, solidário e eficaz, onde toda a comunidade foi convidada lembrar a importância do amor, nas relações com os outros e nas lutas em favor da vida e reviver e guardar a grande lição da solidariedade e da partilha vivida e ensinada por Jesus. A programação do dia iniciou às 6h com as alvoradas, café partilhado e em seguida as visitas às famílias, às 19h30 Celebração e queimação das palhinhas dos presépios nas comunidades, e servido lanche em seguida, com exceção na Comunidade Matriz, que já havia acontecido no dia 06 de janeiro. As celebrações nas comunidades forma presididas por: Padre Clemilton, (Comunidade São Pedro); Padre Edgar, (Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), Padre Crizantônio, (Comunidade Matriz); Padre Everaldo, (Comunidade Sagrado Coração); Diácono Baco, (Comunidade São Lázaro); Padre Hamilton, (Comunidade Bom Jesus); Diácono Capristrano, (Comunidade Nossa Senhora aparecida) e Celebração da Palavra nas comunidades São Sebastião e Santa Gianna.

Na sexta-feira, 13, foi o dia do perdão e da fidelidade ao Evangelho de Jesus nas horas difíceis, dia dedicado para a penitência e reconciliação com Deus, onde todos os missionários (as) e a comunidade forma convidados (as) a entender e a viver a importância do perdão, e também a assumir as consequências da nossa fidelidade Evangelho de Jesus nas horas difíceis. A programação do dia iniciou às 6h com as alvoradas e visitas às famílias ao longo do dia, também aconteceu atendimentos para as confissões nas comunidades: São Sebastião (Padre Crizantônio), Matriz (Padre Hamilton e Padre Ivanildo) e Bom Jesus (Padre Heitor). E às 19h foi realizada a Via Sacra nas ruas das comunidades, encerrando com liturgia penitencial nas igrejas.

No sábado, 14, foi o dia da renovação das promessas batismais e das comunidades, dia de reafirmar o valor da comunidade e do compromisso com ela. A programação iniciou às 06h com a Renovação das promessas batismais, na Praça São João (Viva do Flor do Cintra) na Comunidade São Lázaro, 8h atividades com os missionários nas Comunidades e lazer, às 16h Caminhada das crianças e jovens saindo da comunidade Santa Gianna para a Comunidade São Sebastião e ás 19h Celebração e implantação do Cruzeiro em todas as comunidades, as celebrações foram presididas Padre Everaldo (São Sebastião), Diácono Baco (Santa Gianna) Padre Hamilton (Sagrado Coração), Padre Ivanildo (São Lázaro) Padre Heitor (Nossa Senhora Aparecida) Padre Clemilton (Bom Jesus) e Celebração da Palavra nas comunidades Matriz, Perpétuo Socorro e São Pedro.

No domingo, 15, foi dia de louvar agradecer pelo trabalho realizado e pelo compromisso assumido com a comunidade, a programação iniciou às 6h alvoradas, café partilhado, após foram realizadas as avaliações e confraternizações com os missionários, às 15h iniciou aconteceu a concentração para a caminhada missionária saindo do Bairro Primavera (Comunidade Nossa Senhora Aparecida), passando pelas comunidades até a Igreja Matriz, onde aconteceu a missa de encerramento presidida pelo Bispo Dom Benedito Araújo, Bispo de Guajará Mirim, Roraima. Participaram também da celebração, Padre Ivanildo Barros (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito), Padre Clemilton Moraes (Reitor do seminário arquidiocesano São João Maria Vianney), Padre Hamilton Sobreira (Pároco da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira) e o Diácono Permanente, Capristrano. Após a missa aconteceu o show com Edilson Gusmão.

Ao longo da grande semana missionária as comunidades realizaram diversas atividades extras para atender as demandas da própria comunidade nos aspectos da evangelização, para alcançar ainda mais profundamente as pessoas. Dentre as atividades realizadas foram: encontros com as crianças, momentos marcados de animação, brincadeiras, pregação do Evangelho de forma lúdica e educativa; encontros com os jovens nas comunidades, momento para falar de Cristo numa linguagem voltada e própria da juventude de forma dinâmica e alegre, com jeito próprio das SMP; espiritualidades, momento de aproximação e intimidade com o Cristo Vivo e Ressuscitado presente na Comunidade. Os Ministros Extraordinários da Comunhão também realizaram visitas aos doentes, levando o Cristo Sacramentado na Eucaristia em todas as Comunidades, rezando e partilhando palavras de fé, esperança e vida com os idosos e doentes visitados.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem