Encontro discute propostas para comunicação ética e responsável

“Através ‘da força do Espírito Santo’, podemos ser ‘testemunhas’ e comunicadores duma humanidade nova”. Este é um trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais e foi neste clima que os comunicadores católicos de São Luís estiveram reunidos no último domingo (29), na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac), para um dia de espiritualidade, formação e troca de experiências.

O evento, que teve como tema “Desenvolvimento humano: propostas para uma interação midiática eticamente responsável”, contou com a presença dos professores Vera Sales, Ed Wilson e Rômulo Gomes, que explanaram sobre comunicação, cultura de paz, rádios comunitárias e ética. “Eu acredito que momentos como esse são oportunos para a promoção da interação humana, além disso, é preciso promover rodas de conversa para debater a mídia continuamente”, aponta a professora Vera Sales.

Para os participantes, o terceiro Encontro de Comunicadores Arquidiocesano (ECA) despertou o olhar humanizado para as questões da sociedade. A professora Graça Eugênio também explica que “os comunicadores precisam expressar a verdade e aproveitar os meios de comunicação para chamar atenção para a dignidade da pessoa humana”.

No segundo momento, os comunicadores Matheus Coimbra e Paulo Victor falaram de suas experiências nas redes sociais, chamando atenção para a utilização dessas ferramentas para a evangelização.

Ao final, padre Gutemberg Feitosa, coordenador arquidiocesano da Pascom, celebrou a Santa Missa, que também marcou o início da peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Comunicação em todas as foranias da Arquidiocese de São Luís. Em sua homilia, o sacerdote reforçou a missão dos comunicadores ali presentes. “Hoje, nós somos convidados especiais para a mesa do Senhor. Passamos o dia meditando como comunicar a Palavra com qualidade, mas não é qualquer palavra. É Jesus, o verbo encarnado”.

Fonte: Portal de Notícia da Arquidiocese de São Luís – MA.