Forania São Judas Tadeu realiza formação da CF 2017

Aconteceu na tarde deste sábado, 04, o encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2017 na Forania São Judas Tadeu, na Paróquia nossa Senhora da Gloria, no Bairro Alemanha. Participaram do encontro aproximadamente 80 pessoas de diversas pastorais e movimento das Paróquias: Espírito Santo (Alto Timbira), Nossa Senhora da Glória (Alemanha), Nossa Senhora da Conceição (Coroadinho) e Santa Terezinha (Filipinho). O encontro foi assessorado por Delso de Jesus (Paróquia Nossa Senhora da Glória) e pela Irmã Inês (Paulinas).

O encontro foi realizado com o objetivo de apresentar os principais pontos da CF 2017 para a Forania São Judas Tadeu na Arquidiocese de São Luís. A temática definida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB para a Campanha da Fraternidade 2017 é a diversidade dos biomas brasileiros buscando criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho, com o Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15) A Campanha deseja despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum e conscientizar os cristãos na ação pastoral em defesa dos biomas em cada realidade particular de cada paróquia e das regiões do Brasil.

No encontro foram apresentados os biomas do Brasil, são eles:

Amazônia

A Amazônia, maior bioma do Brasil, ocupa 61% do território nacional – formado pelos estados da região norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, Rondônia e Tocantins. A Lei n. 1806 de 1953 inseriu neste bioma os estados do Mato Grosso e Maranhão, criando a Amazônia Legal.

Cerrado

O Cerrado é considerado o bioma brasileiro mais antigo. Sua vegetação é encontrada na região Centro-Oeste e também na região oeste de Minas Gerais e das regiões sul do Maranhão e do Piauí. Nesta área vivem 22 milhões de pessoas. É no Cerrado que está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6,5 mil espécies de plantas já catalogadas.

Caatinga

A Caatinga, cujo nome é de origem indígena e significa “mata clara e aberta”, encontra-se envolvida pelo clima semiárido entre a estreita faixa da Mata Atlântica e o Cerrado. É um bioma exclusivamente brasileiro, que abrange territórios de 8 estados do Nordeste e o Norte de Minas Gerais, onde vivem 27 milhões de pessoas.

Mata atlântica

A Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 quilômetros quadrados e estendia-se originalmente por 17 estados. Hoje restam 8,5% de remanescentes florestais. Atualmente, somados todos os fragmentos de floresta acima de 3 hectares, temos 12,5% da sua área original.

Pantanal

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. O Pantanal é um bioma praticamente exclusivo do Brasil, pois apenas uma pequena faixa dele adentra outros países (o Paraguai e a Bolívia).

Pampa

O bioma pampa está presente, no Brasil, somente no Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território do Estado. Ele constitui os pampas sul-americanos, que se estendem pelo Uruguai e pela Argentina e, internacionalmente, são classificados de Estepe.

Confira os Objetivos, Oração e Hino da CF 2017 Clicando AQUI

Baixe o material usado na formação sobre a CF 2017 na Forania São Judas Tadeu clicando no links: “Vivenciando a Campanha da Fraternidade 2017” e slide “Apresentação da CF 2017”