Representantes do Regional Nordeste 5 participam do encontro das Santas Missões Populares

Aconteceu de 01 a 05 de fevereiro o 3º Encontro de formadores e articuladores das SMP, promovido pela Associação das Santas Missões Populares (ASMP), na Comunidade Redonda, Icapuí, Estado do Ceará. As propostas do encontro foram:

• Realizar uma análise da conjuntura política, social e eclesial de forma partilhada a partir das experiências adquiridas com a realização das Santas Missões Populares (SMP) em diversas Dioceses e Paróquia do Brasil;
  • Refletir a terceira etapa da SMP: a Missão continua;
  • Aprofundar a reflexão do papel da equipe nacional e das equipes regionais;
  • Fazer a avaliação das “andanças missionárias”, das preparações para o Intereclesial das CEBS, planejamento estratégico e agenda missionária para 2017/2018.

Participaram do encontro mais de 60 missionários de todo o Brasil, sendo que do Regional Nordeste 5, estado do Maranhão, estavam presentes um representante da Diocese de Caxias, um da Diocese de Bacabal, dois da Diocese de Balsas e dois da Diocese de Brejo, também participaram do encontro o Bispo Referencial das SMP, Bispo Dom Adriano (Mato Grosso) e a Coordenação Nacional das SMP, formada pelo Pe. Luís Mosconi (Belém), Pe. Lopes (Ceará), Pe. Henrique (Minas Gerais) Pe. João Paulo e Pe. Figueira (Maranhão), Irmã Dirce (Londrina – Pr) e Renata (Lusiânia – Go), um representante da América Latina, Padre Nicolás (Vicariato Apostólico de Zamora – Equador),  e o Assessor da CNBB do NE I da Arquidiocese de Fortaleza, Vicente Flávio.

Em depoimento para a Pastoral da Comunicação da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, o Padre João Paulo Ribeiro Lima, membro da equipe nacional de formadores das SMP, da Diocese de Caxias, destacou os principais pontos do encontro e fez um balanço das Santas Missões Populares e dos planos de ações para as Dioceses do Maranhão para o ano de 2017. Confira:

“Ao longo do encontro estivemos discutindo toda a caminhada das Santas Missões Populares no Brasil, na qual hoje já está presente em mais de 100 dioceses que estão vivendo a experiência da primeira, segunda e a terceira etapa. Na primeira etapa, é o tempo de acordar, a segunda é o tempo de saborear e a terceira, a Missão continua. E nós tivemos neste encontro na alegria de poder estar discutindo principalmente a terceira etapa, que é a parte mais difícil, a Missão continua.

A SMP é um instrumento para animar missionáriamente, toda a caminhada e a vida da igreja, as pastorais e movimentos, por isso a missão deve continuar. A Missão popular é uma missão permanente na nossa igreja e na América Latina, pois já estamos em outros países da América vivenciando a terceira etapa. O propósito de estarmos reunidos é encontrar caminhos novos, sistematizar experiências de terceira etapa que estão acontecendo para que possamos caminhar de maneira mais segura, tentando fazer com que a nossa igreja possa viver em estado permanente de Missão.

Sabemos que depende muito dos padres, dos bispos repensar a vida, a caminhada, a pastoral, e acima de tudo, nós termos a coragem de planejar a paróquia, a diocese, a igreja a partir das Santas Missões Populares, que traz para nós uma luz para caminhar daqui para frente.

Tem muita gente que acha que a Santa Missões Populares vem para resolver problema, mas acima de tudo, ela vem nos mostrar quais são os verdadeiros problemas e quais são as razões fundamentais e porque precisamos ser missionários numa igreja em saída, pois fora dela iremos deparar com a verdadeira realidade que precisam ser missionadas.

As SMP nos ajuda a viver o apelo do Papa Francisco, que pede a cada um de nós que sejamos essa igreja em saída, que entra nas periferias, que vai de casa em casa, a igreja da visitação, a igreja que levanta os caídos, a igreja que vai aos últimos da sociedade, aonde hoje nós não estamos conseguindo chegar. Por isso é muito importante para todos avançar cada vez mais convicto de que as Santas Missões Populares estão fazendo a diferença na caminhada da igreja do Brasil e na igreja da América Latina.

No Maranhão estamos presente animado, articulando e já vivenciando as Santas Missões em diversas Dioceses e Paróquias:

• Diocese de Bacabal/MA – está entrando na segunda etapa a partir de abril;
  • Diocese de Balsas/MA – inicia dia 31 de março, 1º e 2 de abril o terceiro retiro em preparação das semanas missionárias que aconteceram em todas as paróquias da Diocese;
  • Diocese de Caxias/MA – em Abril acontecerá o segundo retiro nos 7 zonais da diocese e depois nas paróquias;
  • Diocese de Zé Doca/MA – acontecerá de 3 a 5 de março o primeiro encontro de apresentação da proposta das Santas Missões Populares a nível de Diocesano;
  • Arquidiocese de São Luís – já aconteceu as Santas Missões Populares na Paróquia de Nossa Senhora da Penha e na Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, e já estão começando a entrar na terceira etapa, a Missão continua.

Todo este caminho que nós estamos fazendo com as Santas Missões Populares nos propõe a viver um outro modelo de igreja, que nos ajude a perceber que precisamos empoderar os nossos leigos, o seu ser missionário, para que cada vez mais possam restaurar uma Igreja ministerial, uma Igreja em que os leigos deem seu testemunho assumindo a missão de Jesus.

Esta foi uma das grandes propostas que saiu neste nosso encontro durante as discussões, é criar a Escola do Discipulado, onde nós poderemos como missionários vivenciar o discipulado e acima de tudo aprofundar nossa vida em Cristo.”