Forania São Judas Tadeu realiza encontro das Comunidades

Aconteceu na manhã do último domingo, 02, o 1º Encontrão das Comunidades da Forania São Judas Tadeu, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Coroadinho.

O encontro iniciou com a celebração da Santa missa presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom Esmeraldo Farias, e concelebrada por todos os padres e diáconos da Forania São Judas Tadeu. As paróquias do Espírito Santo (Alto Timbira), Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu (Alemanha), Paróquia Santa Terezinha (Filipinho) e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Coroadinho) se fizeram presentes no encontro inédito da forania.

O objetivo do encontro de acordo com o Pe. Hamilton Sobreira, Vigário Forâneo e Pároco da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, foi retomar a caminhada dos trabalhos pastorais e criar laços de aproximação para que haja crescimento, amadurecimento na fé e nas atitudes fraternas em comum entre as quatro paróquias que compõe a Forania São Judas Tadeu.

Os momentos de formação foram coordenados pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom Esmeraldo e pelo Pe. Hamilton. O 1ª Encontro das comunidades da Forania São Judas Tadeu encerrou com o testemunho do Senhor Nonato, da Forania São Benedito, que compartilhou as experiências nos trabalhos de articulação conjunta das Paróquias e Pastorais da região do Munim e dos Lençóis Maranhense, juntamente com os padres daquela região.

Confira os principais trechos das falas do encontro:

Dom Esmeraldo explica a importância da vivencia em comunidade e as suas convicções, que são:

• Viver em comunidade é um Dom de Deus e uma responsabilidade nossa: A vivencia em comunidade depende de cada cristão que dela faz parte, superando os desejos e o egoísmo que há em cada um de nós.
  • Quem constrói a comunidade é o Espírito Santo: Cada cristão tem que pedir ao Espírito Santo a iluminação e a construção da comunidade usando cada membro, tornando-se instrumento para o crescimento em comum.
  • Não existe comunidade perfeita: A comunidade é um espaço de convivência fraterna, onde cada um tem seus defeitos e qualidades. Para que haja harmonia é necessário diálogo, compreensão e deixar o Espírito Santo agir em cada membro.
  • A Comunidade é um processo: A comunidade é um organismo vivo em constante transformações e construção permanente.
  • Todos os batizados são chamados para somar e pertencer a uma Comunidade Eclesial: Este é um chamado e um Dom de Deus que nos foi concedido no batismo, dando assim verdadeiro sentido de pertencimento ao corpo de Cristo que é a Igreja, em comunidade.
  • A missão da Comunidade é ir ao encontro das pessoas: A comunidade tem que estar aberta para cumprir sua missão, deixar o individualismo, o comodismo e as limitações pessoais e ir em encontro daqueles que tem sede de Deus.
  • Cada membro da comunidade tem uma missão: Cristo é a cabeça, e os membros deste corpo formam a Igreja, onde cada membro tem uma função/missão a cumprir na comunidade confiada por Deus, sendo assim cada um tem a função de ser complemento um do outro, não devendo existir egoísmo ou individualismo.

Padre Hamilton apresentou as definições e a organização da Igreja, dando ênfase à organização forânea e a sua importância para a ação missionária e pastoral.

• O que é uma Forania? É a união de diversas paróquias mais próximas territorialmente que favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum, onde cada Paróquia tem que abrir mão do seu individualismo (“paroquialismo”) em suas ações pastorais e missionárias, formando um único povo de Deus em torno de um objetivo em comum.
  • Como está organizada a Arquidiocese de São Luís do Maranhão? O estado do Maranhão é chamado a nível de Regional Nordeste V, que é formado por 12 Dioceses. A Arquidiocese de São Luís é formada por 54 paróquias, com aproximadamente 800 comunidades em 15 municípios, sendo 4 na área metropolitana e 11 na região do Munim e Lençóis Maranhense, dividida em 10 Foranias. O que totaliza aproximadamente 1,5 milhões de pessoas que habitam na Arquidiocese de São Luís.
  • Qual a missão da Forania? É agir semelhante à misericórdia de Jesus, colaborando com a superação das dificuldades, dividindo as experiências de cada paróquia, e aprimorando as ações da Igreja em conjunto com as Comunidades e Pastorais.
  • Como é organizada a Forania São Judas Tadeu? A Forania São Judas Tadeu é formada por 4 paróquias e 39 Comunidades: Paróquia do Espírito Santo (Alto Timbira) com 09 Comunidades; Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu (Alemanha) com 12 comunidades; Paróquia Santa Terezinha (Filipinho) com 7 Comunidades; e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Coroadinho), com 11 Comunidades.

A Forania São Judas Tadeu possui uma equipe de trabalho que tem a função de articular as Paróquias e as comunidades, para que a missão da mesma seja alcançada juntamente com todas as Comunidade e Pastorais de cada Paróquia. Esta equipe é formada por: Secretária: Maria da Conceição Soeiro Cruz (Paróquia do Espírito Santo); Vigário Forâneo: Pe. Hamilton Sobreira (Pároco da Paróquia do Espirito Santo do Alto Timbira); Vigário Adjunto Forâneo: Frei Francisco Heleno (Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória).