Bíblia Sagrada: Deus que se comunica com o seu povo

O mês de setembro para os Católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, um período que proporciona aos fiéis uma aproximação maior e mais profunda da Sagrada Escritura, criando uma relação de intimidade com a Palavra de Deus, assim podendo a Bíblia ser chamada de “Carta de Deus ao seu Povo”. Por meio dela o próprio Deus quis se comunicar diretamente aos seus filhos, desde a profunda tradição apostólica herdada dos primeiros cristãos e pela sabedoria da Igreja e do seu Magistério.

A Bíblia é a Palavra de Deus que está presente no meio do povo, ela é o fruto da experiência vivida por um povo eleito, com quem Deus se comunica e revela um Projeto Divino a toda a humanidade. É por meio dela é que somos testemunhas da Revelação, assim como conhecedores da vontade do próprio Deus. Tudo o que somos e cremos devemos ao conhecimento proporcionado pela Bíblia que narra a historia do povo, vivido em sua longa caminhada, desde a criação do mundo, narrado no livro do Gênesis, até a consumação do tempo futuro narrado no livro do Apocalipse, sendo que o ápice da comunicação de Deus para com o seu povo foi com envio do seu único Filho Jesus Cristo, assumindo a natureza humana e ao mesmo tempo a natureza divina, assumindo os nossos pecados na cruz e orientando os seus discípulos para a continuidade da propagação do anuncio da Boa Nova, “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas criaturas” (Mc 16,15).

A origem das comemorações do mês da Bíblia no Brasil iniciou no ano de 1971, no aniversário do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG, desde então a comemoração ocorre todos os anos no ultimo domingo do mês de setembro, sendo que no período de todo o mês de setembro as paróquias, comunidade, grupos e movimentos são convidados a fazer uma experiência mais profunda na sagrada Escritura.

A escolha do mês de setembro para mês da bíblia se deu devido a data de homenagem de São Jeronimo, que é 30 de setembro. São Jerônimo nasceu em 340 e faleceu em 420, ele foi o maior biblista que já houve, traduzindo a bíblia do Grego e Hebraico para o Latim, que recebeu o nome de Vulgata, desde então se tornou a Bíblia oficial da Igreja Católica. A Bíblia é o livro mais impresso, distribuído e vendido do mundo, estando traduzido praticamente em todas as línguas.

O objetivo central do mês da Bíblia no Brasil, é tornar a ação evangelizadora da Igreja mais profunda e próxima das pessoas, possibilitando uma intimidade e conhecimento da Sagrada Escritura, criando subsídios nas diversas formas de comunicação disponíveis na sociedade, facilitando o diálogo cada vez mais criativo e transformador nas pessoas e nas comunidades.

O verdadeiro Cristão Católico faz uso diário da Bíblia, sendo esta fonte de ensinamento Divino revelado por Deus, que nos orienta e nos ensina acerca da vontade de Deus e do cumprimento dos seus planos e projetos ao longo da história da humanidade.  A Bíblia é a maior testemunha que Deus estabeleceu e estabelece uma comunicação com o seu povo, revelando, orientando e conduzindo o homem à vontade Divina.