Arquidiocese de São Luís apresenta candidatos ao diaconato permanente

Foram apresentados na noite do último sábado, (16), os 40 candidatos ao Diaconato Permanente da Arquidiocese de São Luís. O Rito de Admissão aconteceu na celebração eucarística presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Esmeraldo, na Sede Estadual da Renovação Carismática Católica (RCC), no Bairro Angelim.

Dentre os candidatos que receberam o Título das Ordens Menores de Acolitado e Leitorato no Rito de Admissão ao Diaconato, estavam Edvaldo Ferreira Santos, da Comunidade do Bom Jesus da Lapa e Marcos Antonio Cruz, da Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ambos da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira.

Ao longo da celebração vários ritos marcaram esse momento singular para todos eles, principalmente ao receber a Ordem de Leitorato e ao receberem das mãos de suas esposas a Bíblia Sagrada, símbolo do compromisso de anunciar a palavra de Deus. Ao final da celebração foram realizadas as homenagens e agradecimentos dos candidatos, a todos os fiéis que foram celebrar com os futuros diáconos.

Sobre o Diaconato

A ordem do diaconato, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo “sacerdote” designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos.
No entanto, a doutrina católica estabelece que o grau de diaconato é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos apóstolos, como testemunham os Atos dos Apóstolos e a Carta de São Paulo a Timóteo.

Texto de Karine Nunes (Comunidade Bom Jesus)