Topo


 

Como se preparar para a missa em casa durante a quarentena imposta pelo Coronavírus (Covid-19)?

Inspirada no Santuário de Schoenstatt de Belmonte, em Roma, a diocese de Jundiaí (SP) elaborou 10 dicas importantes para orientar os fiéis a se prepararem para as celebrações à distância, transmitidas pela internet ou pela TV.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo José Pinheiro, recorda que há na orientação dos bispos, ao acolher as indicações das autoridades e profissionais da saúde, a dispensa da obrigatoriedade de participar fisicamente das celebrações dominicais nas comunidades. As missas nos meios de comunicação, segundo padre Leonardo, “se tornam, ainda mais neste momento, instrumentos eficazes de ‘reunir’ todos, cada um em suas casas, sobretudo os idosos, em torno da Palavra de Deus”.

Segue as 10 dicas para a celebração da Santa Missa à distancia

1. Prepara a tua mente
Não é uma transmissão qualquer. É a Missa. Toma consciência do que será transmitido.

2. Prepara o teu espírito
Entra no clima como se estivesse entrando na Igreja. Convida o Senhor para visitar a tua casa.

3. Preparar o teu corpo
Que o exterior corresponda ao interior. Tira o pijama! Levante-te da cama. Arruma-te!

4. Prepara a tua casa
Cria um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, o crucifixo, a Bíblia aberta. Tua casa é a Igreja doméstica.

5. Evangelize
Reúna tua família para rezarem juntos: nada de barulho, distrações ou conversas paralelas.

6. Participe ativa e efetivamente
Respondam e cante juntos a transmissão.

7. Liturgia da Palavra
Escute a Palavra de Deus com o coração aberto: ouça ou acompanha as leituras na Bíblia, nos subsídios ou mesmo nos aplicativos de celular.

8. Liturgia Eucarística
Cristo se faz presente com seu corpo, sangue, alma e divindade! Na consagração, coloquem-se de joelhos, adorando piedosamente o Senhor.

9. A Comunhão Espiritual
Reze a seguinte oração, enquanto o padre comunga por si e pela comunidade paroquial.

“Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós, mas, como não posso receber-Vos agora, no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Não permitais que eu algum dia me separe de Vós. Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, inflamai meu coração, a fim de que esteja para sempre abrasado em Vosso amor. Amém!” (Oração atribuída a Santo Afonso Maria de Ligório)


10. Começa a nossa missão
Encaminha o link da transmissão das missas para outras pessoas que não puderam acompanhar ao vivo. Anuncie o Querigma, compartilhando uma palavra de ânimo, de acordo com a Liturgia da Palavra, nos grupos que você faz parte.

Missas nos meios de comunicação

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo José Pinheiro, recorda uma forma de estar em oração e em sintonia com a Igreja é por meio da meditação da Liturgia Diária sozinho ou em família: “mas é bom lembrar, sem aglomerações ou sem reunir gente de fora”, destaca padre Leonardo. Neste Tempo da Quaresma, além da liturgia do dia, é possível intensificar a leitura e meditação da Palavra de Deus, o terço e a Via Sacra.

Comunhão Espiritual

“Todos são chamados, mesmo não comungando concretamente como fariam se estivessem nas celebrações, a fazer sua comunhão espiritual, isto é, no momento da comunhão em suas casas unirem seu coração com toda a igreja cultivando no coração o desejo de estar recebendo o corpo do Senhor e juntando sua prece às preces de toda a Igreja, sobretudo para que se supere logo este momento da pandemia que estamos enfrentando. Estaremos assim unidos pela força da fé e pelas ondas dos meios de comunicação”, orienta o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB.

Restrições a aglomerações

Pensando na prevenção ao novo Coronavírus e acatando determinações e orientações das autoridades, dioceses brasileiras têm dispensado os fiéis do preceito dominical e determinado que os padres celebrem de forma privada. Essas medidas significam que as missas com participação do povo de Deus estão suspensas e os padres celebrarão sozinhos. O Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, seguindo estas mesmas orientações, na manhã desta sexta (20), decretou, via documento assinado, normas válidas para todo o território arquidiocesano, a valer da segunda, 23 de março. Confira AQUI

Por CNBB (Adaptado)

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem