Paróquias da Forania São Judas Tadeu se reúnem para Escuda Sinodal

Na tarde deste sábado (12), para a experiência sinodal, a equipe animadora da Arquidiocese para o sínodo esteve presente na Forania São Judas Tadeu. Participam as paróquias: Divino Espírito Santo,  do Alto Timbira;  Santa Terezinha, no Filipinho; Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu, bairro da Alemanha; e Nossa Senhora da Conceição, do Coroadinho, que acolheu o encontro.

Para acolher os participantes, e agradecer as paróquias presentes, com gratidão expressa à paróquia do Coroadinho pela acolhida, padre Hamilton Sobreira, pároco da paróquia Divino Espírito Santo do Alto Timbira, e Vigário Forâneo, disse aos participantes: "é tempo de graça, tempo de graça para todos nós. O afastamento marcou nossa Forania, porém chegou o tempo de reconstrução, e neste tempo favorável, o Papa, com atenção especial de pastor, inclinou o ouvido da Igreja ao nosso falar neste novo tempo. O tempo de um sopro novo num novo momento. E seu sopro é sempre de missão e esperança. Portanto, vivamos, com esperança, esta nova missão soprada sobre nós, com a contínua escuta responsável".

A oração participativa marcou o início do encontro; quando os participantes foram convidados, inicialmente, a percorrer o caminho preparado no corredor central da igreja matriz. Por este caminho, sinais da vida contemporânea e comunitária, por onde também foram introduzidos sinais da vida sacramental da Igreja, como a água e o círio pascal.

Padre Flávio Colins, reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac, e membro da equipe animadora da Arquidiocese, ao falar sobre a etapa formativa, esclareceu a proposta do encontro, apresentou a mensagem do arcebispo metropolitano, dom Gilberto Pastana, e destacou que aquela era a "experiência norteadora para que igual seja feito nas paróquias, com o mesmo entusiasmo, responsabilidade e, principalmente, atentos que serão muitos aqueles a serem ouvidos nesse processo". E reforçou as palavras do arcebispo, "lembrem o quê nos disse dom Gilberto: 'a escuta não é feita do que queremos, mas do que precisamos'".