Semana Santa 2023 na Paróquia do Espírito Santo - Alto Timbira

Realização da Semana Santa 2023 na Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira.

Domingo de Ramos (02/04/2023)

Este ano a celebração de Domingo de Ramos, aconteceu em dois momentos:

• 1º Momento

Deu-se início às 7h na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, com a Benção dos Ramos, seguindo em procissão para a Igreja Matriz.

• 2º Momento

Deu-se início às 17h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, com a Benção dos Ramos, seguindo em procissão para a Comunidade São Sebastião.

A Celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. Neste Domingo, recorda-se a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Ele é o Filho de Deus.

Quinta-feira Santa (06/04/2023) - Missa da Santa Ceia do Senhor, Lava-pés e Adoração ao Santíssimo.

A missa aconteceu, às 19h30 na Igreja Matriz.

Na Quinta-feira Santa, faz-se memória da Instituição da Eucaristia.

Nesta celebração recordamos a última ceia do Senhor com os apóstolos, também fazemos a recordação do Lava-pés, momento em que Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, demonstra seu amor por cada um e mostra a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem, sendo assim, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia.

Dando continuidade na programação da Quinta-feira Santa, foi realizado o Translado do Santíssimo para o salão paroquial, onde aconteceu a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Sexta-feira Santa (07/04/2023) - Celebração da Paixão do Senhor

A celebração deu-se início às 15h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, logo após, seguiu-se em procissão para a realização da Via Sacra, percorrendo pelas ruas do bairro até a Igreja Matriz.

O ápice da Sexta-feira Santa é a celebração que acontece às 15 horas (horário em que Jesus foi morto). A liturgia deste dia é marcada pela Paixão do Senhor. Ela é dividida em três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística.

Sábado de Aleluia (08/04/2023) - Vigília Pascal

A Vigília Pascal iniciou-se às 19h30 na Igreja Matriz.

Esta é a celebração da vitória da vida sobre a morte. Após um dia de oração, silêncio e meditação sobre a paixão e morte de Jesus, os cristãos exultam de alegria pela Páscoa da Ressurreição do nosso Senhor.

É na Vigília Pascal que acontece a bênção do fogo e se acende o Círio Pascal, que simboliza a Luz de Cristo, no Círio Pascal, estão gravadas duas letras do alfabeto grego, o Alfa e o Ômega, que querem dizer "Jesus é o Princípio e Fim de tudo".