Paróquia encerra festejo do Espírito Santo 2015

No último dia 24 de maio de 2015 a Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira celebrou a Festa de Pentecostes e encerramento do Festejo 2015 que teve início no dia 15 de maio com o Tema: “Vocês receberão o Espírito Santo” (At. 2, 38), e com o Lema: “Quem não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Ele” (Rm 8, 9). Ao longo dos 10 dias de festa foram celebradas Missas as 19h e em seguida animação no largo da Igreja matriz. Dia 16, (sábado) foi realizado a Ação Social no largo da Igreja com prestação de serviços médicos para a comunidade, tais como consultas com pediatras, ginecologistas, geriatras, psicólogos, dentistas, medição de glicemia, cortes de cabelo, limpeza de pele, aplicação de vacinas contra gripe dentre outros serviços prestados.

No Domingo, dia 24, o dia de Pentecoste começou com uma caminhada saindo da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Parque dos Nobres, seguindo para a Igreja Matriz localizada no Parque Timbiras, onde foi realizado a Manhã de Pentecostes com muita oração, adoração e louvor, encerrando às 11h com a Celebração da Missa. Às 15h a Paróquia começou a se concentrar na Paróquia Santa Terezinha, no Bairro do Felipinho, acolhidos com muita alegria e oração. Às 17h todos saíram em procissão para a Igreja Matriz do Alto Timbira onde finalizou com a Celebração da Santa Missa de Pentecostes e encerramento do festejo celebrada pelo Padre Clemilton.

REFLEXÃO SOBRE O PENTECOSTE

O sopro de Jesus sobre os Apóstolos ao anoitecer do dia de Páscoa é já, para João, o Pentecostes e evoca a nova criação que é obra do Espírito, o gesto de soprar simboliza o surgir de uma humanidade nova; porém, os apóstolos a quem se dirige este gesto são considerados por Jesus não como o ponto de partida desta nova criação, mas como os colaboradores de Cristo e do Espírito Santo na realização deste desígnio grandioso: normalmente, é através da mediação deles que as pessoas são arrancadas ao domínio do pecado e recebem uma vida nova. Na verdade, mesmo se por caminhos que para nós são invisíveis, o Espírito dispõe o coração das pessoas, mesmo os não cristãos, para o necessário encontro Salvífico com Cristo, como ensina o Concílio.

Estreitamente ligada à obra criadora e renovadora do Espírito é também a sua ação capaz de sanar e curar a alma e o corpo das pessoas. Trata-se de uma energia real e eficaz, para a qual existe uma sensibilidade particular no mundo missionário, mesmo se nem sempre o necessário discernimento é fácil. A ação curativa pode chegar também ao corpo, mas muito mais frequentemente toca o espírito humano, sarando as feridas interiores e infundindo o bálsamo da reconciliação e da paz. Num campo tão delicado, a ação missionária da Igreja deveria mover-se com maior coragem e criatividade. Deixando de lado temores excessivos, confiando mais no Espírito.

“Com a força do Espírito Santo, toda a pessoa é interiormente renovada …O que fica dito, vale não só dos cristãos, mas de todos os homens de boa vontade, em cujos corações a graça opera ocultamente. Com efeito, já que por todos morreu Cristo e a vocação última de todos os homens é realmente uma só, a saber, a divina, devemos manter que o Espírito Santo a todos dá a possibilidade de se associarem a este mistério pascal por um modo a Deus conhecido”. (Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes 22)