Arquidiocese de São Luís em parceria com outras Igrejas Cristãs realizam abertura oficial da CFE 2016

No último sábado, 13, a Arquidiocese de São Luís em parceria com o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), realizaram a abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, no Ginásio Georgina Pflueger, Castelinho. A campanha visa assegurar o direito ao saneamento básico para todos. Segundo levantamento da Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas marcaram presença no evento. Estavam presentes as Igrejas Sírian Ortodoxa de Antioquia, Evangélica de Confissão Luterana e Católica Apostólica Romana, além das igrejas Episcopal Anglicana do Brasil e Presbiteriana Unida do Brasil.

Com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), a Campanha visa a conscientização pelo empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis. “Este é um momento de motivação para que esta campanha se realize nas pontas, que são as comunidades, nossas paróquias. Vamos fazer com que as pessoas se sensibilizem com a questão”, destacou dom José Belisário, arcebispo de São Luís.

A abertura contou com uma celebração ecumênica, presidida pelo padre Pablo Neves, da Igreja Sírian Ortodoxa, com participação do pastor Hannes Kuhn, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, e do padre Crizantonio Silva, da Igreja Católica. “A Campanha da Fraternidade Ecumênica é mais uma oportunidade das Igrejas darem um testemunho comum daquilo que elas entendem como problemas comuns da sociedade. De conscientização de que aquilo que trás sofrimento para o povo é missão do cristão, como parte da construção do Reino de Deus”, afirmou o padre Pablo Neves, da Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia.

Já para o pastor Hannes Kuhn, representante da Igreja de Confissão Luterana, o tema deve ser discutido por todas as Igrejas, por todos os cristãos em conjunto. “Deus nos chama para cuidar da criação, da nossa casa comum. E é muito bom poder ver todas as Igrejas aqui trabalhando juntas, buscando melhorar a saúde de todas as pessoas do Brasil”.

A programação contou com espetáculo teatral realizado por jovens católicos e apresentação do coral da Igreja de Confissão Luterana. “É um orgulho da nossa Igreja em poder participar deste momento juntamente com a Igreja Católica, haja vista que o tema é oportuno para todos”, afirmou Alessandra Maria, membro da Igreja Luterana. “Não se trata apenas da religião, mas trata-se aqui do bem estar, do saneamento básico e por isso é importante para nós cristãos e cidadãos nos comprometermos em melhorar o mundo para que as próximas gerações não sofram tanto”, completou Luciana Venâncio, diaconisa da Igreja Sírian Ortodoxa.

Esta é a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica, e a segunda a ter a participação da Igreja de Confissão Luterana de São Luís. “Juntos estamos lutando para chamar atenção da sociedade, do poder público, para achar uma solução para o problema do saneamento básico. O que nos une neste momento é o amor de Cristo, e o que nos diferencia é o credo de cada um, mas isso não impede de estarmos juntos pelo nosso bem comum que é o nosso planeta”, evidenciou Antônio de Araújo, presidente da comunidade da Igreja de Confissão Luterana de São Luís.

As Campanhas da Fraternidade sempre questionam e inquietam a sociedade sobre o tema, fazendo com que essa inquietude se desenvolva em gestos concretos. “Como professor vou levar a temática da campanha para a escola onde trabalho, e também para meu grupo da Igreja, além de continuar com o trabalho de conscientização que já temos em casa”, disse Cid Roberto, da Paróquia São Cristóvão. “No meu trabalho já temos a campanha de adotar o copo, evitando o uso de copos descartáveis. A Campanha da Fraternidade está reforçando a conscientização para o consumo consciente”, completa Mauro Menezes, também da Paróquia São Cristóvão.

Os gestos concretos da CFE desse ano começam em cada um e se estendem até as instâncias do estado. Dessa maneira, diversas autoridades estaduais estiveram presentes como o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – Caema, Davi Telles, além de deputados, vereadores e secretários municipais.

A celebração eucarística, que concluiu o evento, foi presidida por dom José Belisário e concelebrada pelo bispo auxiliar de São Luís, dom Esmeraldo Barreto, pelo bispo emérito da diocese de Viana – MA, dom Xavier Gilles, e demais diáconos e padres da Arquidiocese. Em sua homilia, dom José Belisário alertou os fiéis sobre os cuidados com a casa comum. “Temos a esperança de que podemos construir uma casa melhor, de construirmos um paraíso”. E finalizou: “Que tenhamos uma Campanha da Fraternidade com muitos frutos para todos nós”.

Fonte: Portal da Arquidiocese de São Luís – Ma