Bispo Auxiliar Dom Esmeraldo visita a Paróquia Espírito Santo do Alto Timbira

No período de 19 a 21 de fevereiro a Paróquia do Espírito Santo Alto Timbira teve a alegria de receber o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto de Farias. Na oportunidade o Bipo pôde conhecer a realidade da Paróquia, incentivando o trabalho pastoral animando a vivência comunitária, possibilitando momentos de vivência, comunhão, animação missionária e partilha de experiências.

A programação estava prevista para às 17h da sexta-feira na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Primavera, onde iria ser realizado a recepção do Bispo. Devido a intensa chuva na região, a recepção foi adiada para às 19h30 na Comunidade São Pedro, onde foi realizado a Via Sacra percorrendo as ruas do Bairro Parque Nice Lobão com a presença do Bispo, momentos de oração e reflexão que marcaram a noite. No sábado o Bispo visitou as famílias nas comunidades encerrando com o almoço na Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Parque dos Nobres, a tarde o Bispo participou da reunião do Conselho de Pastoral Paroquial na Comunidade Gianna Beretta, Vila dos Nobres e no domingo houve a Celebração da Missas às 7h Igreja Matriz, em seguida o Bispo realizou uma formação missionária refletindo sobre a missão na Igreja, encerrando a visita com almoço na casa paroquial.

Em todos os momentos o Bispo enfatizou a importância e a necessidade de estar sempre a serviço e atento às necessidades dos irmãos principalmente dos mais pobres, pois nestes consiste a missão da Igreja. Em homilia na Missa de domingo ele fez questão de enfatizar a importância da perseverança na caminhada e a firmeza na oração e jamais se afastar das dificuldades da vida, pois na oração Deus sempre nos dá uma luz. Também buscou mostrar a importância da escuta das palavras de Jesus por meio da leitura da Bíblia e da oração.

Em entrevista à Pastoral da Comunicação, o Bispo Dom Esmeraldo destacou os desafios enfrentados pela ação missionária da Igreja no Brasil frente aos novos modelos urbanos da sociedade, onde somos chamados a considerar a vida e a importância de cada pessoa, incentivando e buscando aqueles que estão afastados da Comunidade por alguma circunstância. Outro desafio levantado pelo bispo foi o consumismo, onde as pessoas são levadas a um consumo desenfreados envolvidos pelas mídias publicitárias, pois a autenticidade da vida do cristão tem que buscar aquilo que é necessário para a sobrevivência e não a satisfação de um desejo desenfreado estimulado pelo mercado. A violência segundo o Bispo também é motivo de preocupação para a ação missionária da Igreja e um desafio a ser superado, pois esta maltrata a vida de muitas pessoas.

O Bispo buscou mostrar soluções para estes desafios numa forma de convite a todos os cristãos católicos para que possam tomar consciência do chamado de Deus, pois esta é a força que nos impulsiona a viver a missão, formando comunidades missionárias, solidárias e proféticas dando testemunho a todo lugar

A paróquia do Espírito Santo agradece a visita e estará sempre de portas abertas!