Paróquia do Espírito Santo participa de retiro das SMP na Paróquia Nossa Senhora da Penha

Neste fim de semana, 09 e 10 de abril de 2016 a Paróquia Nossa Senhora da Penha, localizada no Bairro Anjo da Guarda na Arquidiocese de São Luís – Ma, realizou o 3º Retiro Espiritual Missionário em preparação para a grande Semana Missionária que irá acontecer no período de 7 a 17 de julho de 2016.

A programação iniciou na manhã do sábado, com o Ofício do Divino das Comunidades, seguindo do momento de formação que durou todo o dia, e para encerrar o dia foi realizado a vigília e a entrega da cruz missionária aos missionários. Já no domingo iniciou com a celebração da Santa Missa seguida dos momentos de formação, encerrando às 13h. Todos os momentos foram marcados de muita animação, música, dança, oração, estudos em grupo, testemunhos, depoimentos e dramatizações.

O Retiro contou com a presença de algumas paróquias além da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, tais como a Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira com 50 missionários e que também está e fase de preparação para a grande semana missionária para o ano de 2017, e a Paróquia Santa Paulina que está em fase de conhecimento das SMP para a implantação do projeto missionário pela primeira vez enquanto paróquia. O retiro também contou com a presença de outras Dioceses do Regional Nordeste V, tais como a Diocese de Bacabal, e os seminaristas de Caxias e Imperatriz.

A assessoria foi por conta da Coordenação Nacional e Regional das Santas Missões Populares. A formação foi realizada pelo Padre Luís Mosconi, padre diocesano, natural da Itália, residindo no Brasil desde 1967, trabalhou por quinze anos em paróquias, ajudando na formação de pequenas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e também passou alguns anos a serviço da formação de líderes na região Norte do País. Na década de 90 idealizou o modelo inovador de fazer missão por meio das Santas Missões Populares – SMP.

Paroquianos do Alto Timbira que participaram do Retiro

Missionários da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira que participaram do 3º Retiro Missionário. A grande temática do retiro foi a Conversão, que de acordo com o Padre Luís Mosconi é dá uma virada na vida, assumindo um compromisso com o evangelho, buscando promover a partilha, a solidariedade, transformação e a libertação, vivendo assim a missão permanente. Foi estudado também as etapas que compõem a SMP, que são: tempo de acordar; tempo de saborear e a Missão continua. O padre destacou a importância da mística e a espiritualidade fundamentadas no Evangelho de Jesus Cristo, pois “precisamos cultivar em nós o mesmo espírito de Jesus”. Alimentam esse espírito, retiros, estudos dos evangelhos, celebrações, vigílias, visitas, caminhadas e outros momentos de orações. Padre Luís Mosconi enfatizou ainda que “ser missionário é um caso de amor!”

O padre Crizantonio, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, destacou a necessidade de todas as forças vivas da paroquia, toda comunidade e/ou pastoral devem entrar em processo de conversão permanente, e ainda reforçou o convite aos paroquianos, paróquias vizinhas e Dioceses para a participarem da Grande Semana Missionária, que irá acontecer no período de 7 a 17 de julho de 2016.