Paróquia do Alto Timbira realiza Assembleia de Planejamento Pastoral

A Paróquia do Alto Timbira inspirando-se na experiência catecumenal das primeiras comunidades cristãs, realizou nos dias 09 e 10 de dezembro no salão paroquial da Igreja Matriz, a Assembleia de Planejamento Pastoral Paroquial para o ano de 2018, com o tema: “Iniciação a Vida Cristã”. Participaram da assembleia, os coordenadores e representantes das comunidades, pastorais e movimentos da Paróquia.

A Assembleia iniciou na tarde do sábado, 09, com a acolhida e credenciamentos dos participantes e formação sobre a “Iniciação a Vida Cristã”, conduzida pelo Glécio, membro da Comissão Arquidiocesana de Catequese, encerrando no início da noite com a oração e espiritualidade. Retomando no domingo, 10, iniciando com a celebração da Santa Missa às 7h, após foi servido o café e dado continuidade com a formação sobre a Iniciação a Vida Cristã conduzida por Wanda Marli, da Paróquia e Forania São Francisco e Santa Clara e por José Maria, Coordenador Arquidiocesano da Catequese.

Durante a formação sobre a Iniciação a Vida Cristã os formadores apresentaram a importância e a necessidade da retomada da experiência da Catequese Catecumenal, iniciada nas primeiras comunidades cristãs e reafirmada no Concílio Vaticano II pelo RICA – Rito de Iniciação Cristã de Adulto, que propõe uma catequese com seus tempos e etapas que envolvem a vida e as celebrações da comunidade, possibilitando uma experiência celebrativa e centrada na Bíblia, na Palavra de Deus, proporcionando o catecúmeno o encontro pessoal e comunitário com Jesus levando-o para o discipulado permanente a serviço do Projeto do Deus.

Foi ainda apresentado o modelo do planejamento de implantação da Catequese em estilo Catecumenal na Arquidiocese de São Luís- MA e nas Paróquias, que está em fase de elaboração. Que de acordo com informações do site da Arquidiocese, este: “É um modelo pastoral que precisa do empenho de todos os segmentos pastorais e não apenas da catequese. O itinerário que ocorre ao longo de alguns anos é uma proposta de planejamento que contempla os tempos de formação e as celebrações previstas ao fim de cada um, obedecendo à estrutura prevista no modelo original do catecumenato, adaptado à nossa realidade. É preciso perceber que ao contrário do modelo atual, estruturado numa sequência sacramental, o modelo de inspiração catecumenal está intimamente ligado à vida do candidato, estruturando-se, portanto, de acordo com sua idade, maturidade, e vivência na comunidade de fé […] este modelo de catequese de inspiração catecumenal precisa ser estudado e planejado por todos os segmentos pastorais, desde já, a fim de que sua aplicação seja uma realidade na arquidiocese em breve!”

Após o almoço os trabalhos foram reiniciados com o planejamento para 2018, iniciando com a revisão das metas de 2017, em seguida foi organizado o calendário paroquial, que em breve será distribuído nas comunidades e divulgado nos meios de comunicação da Paróquia.

A assembleia foi encerrada com os agradecimentos a todos os representantes, em especial à equipe responsável pela organização de toda estrutura e finalizada com a oração e benção do Padre Hamilton Sobreira, pároco da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira.

Para baixar o material de formação sobre a Iniciação a Vida Cristã, clique  AQUI