Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira comemora seus 20 anos de fundação

A Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira na noite desta quarta-feira, 30 de maio, celebrou seus 20 anos de fundação. A celebração teve início às 18h30 na frente da Escola João Lima Sobrinho, localizada no Bairro Parque Timbira, onde aconteceu a concentração das nove comunidades com as imagens dos seus 9 padroeiros. Após a chegada das Comunidades, saíram em procissão em direção a Igreja Matriz, onde foi realizada a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Metropolitano da Arquidiocese de São Luís, Dom José Belisário da Silva e concelebrada pelos padres, João de Fátima, Marcelo Pépin e Padre Hamilton Sobreira, pároco do Alto Timbira.

Durante a homilia, Dom José Belisário destacou as três principais características da Paróquia, tal como a sua missão, os perigos e desafios modernos que a rodeia. Após a comunhão o Padre Hamilton fez um breve resumo da história da Paróquia do Alto Timbira, passando a palavra ao Padre João de Fátima e ao Padre Marcelo Pépin, que relataram também um pouco do período que foram párocos na região e davam assistências às comunidades que hoje formam a Paróquia. Após a celebração, os paroquianos foram convidados para frente da Igreja para a retirada do mastro simbólico do Festejo do Divino Espírito Santo que aconteceu de 11 a 20 de maio, e em seguida foi cantado os parabéns e a partilha do bolo.

Um pouco da história da Paróquia

No final da década de 80 e início da década de 90 na região, hoje conhecida como Pólo Coroadinho, houve um aumento populacional e criação de novos bairros nas redondezas, este aumento trouxe para as Paróquias da região novos desafios pastorais e sociais, principalmente para as Paróquias Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Fátima e Nossa Senhora da Glória, no Bairro Alemanha, paróquias que até então atendiam os bairros que hoje formam a Paróquia do Espírito Santo. Diante desta realidade surge a preocupação do então bispo metropolitano da Arquidiocese de São Luís, Dom Xavier, juntamente com outros membros das comunidades para criar uma nova Paroquia na Arquidiocese.

A Paroquia do Espírito Santo do Alto Timbira foi fundada dia 30 de maio de 1998, pelo Bispo metropolitano da Arquidiocese de São Luís, Dom Xavier, sendo formada naquele momento por sete comunidades e atualmente com nove. Ao longo destes 20 anos, a Paróquia do Espirito Santo do Alto Timbira destacou-se como uma igreja missionária, promovendo ações evangelizadoras na região, superando os desafios pastorais, sociais e anunciando o Evangelho.

Homilia de Dom José Belisário

Durante a homilia, Dom José Belisário destacou as três principais características da Paróquia a partir do magistério e dos gestos concretos do Papa Francisco.

A primeira característica apresentada pelo Bispo foi a de uma Paróquia como Mãe, que serve para curar as feridas, e que não deve apresentar-se como centro, como referencial, porque há risco dela se transformar em uma obra, uma ONG, e a paróquia é muito mais que isso, ela é uma Mãe. A presença da paróquia nas comunidades deve ser de uma mãe, que sai para curar as pessoas feridas e machucadas.

A segunda característica destacada pelo Bispo, foi a de uma paróquia que se converte em um lugar de misericórdia gratuita. Assim como Jesus, a Igreja não veio para julgar o mundo, mas veio para perdoar e salvar o mundo. O bispo ainda alertou dos perigos dos problemas da Igreja, como a corrupção, o clericalismo, maus comportamentos de alguns sacerdotes, sendo necessário o reconhecimento e a correção destes erros. “Ser Igreja significa ser povo de Deus, de acordo com o grande projeto de amor do Pai. […]. A Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentir-se acolhidos, amados, perdoados e animados a viver segundo a vida boa do Evangelho. “Exortação apostólica Evangelii Gaudium »

A terceira característica de uma paróquia de acordo com o Bispo, é uma paróquia de portas abertas. Ele ainda destacou a tristeza de ver as paróquias com as portas fechadas, que não tem ninguém para cuidar, funcionários ou voluntários. Além das portas físicas, há também outras portas espirituais que não devem ser fechadas, as portas das participações, porque todos podem e devem participar de alguma maneira na vida eclesial, todos podem fazer parte da Comunidade, e nem mesmo as portas dos Sacramentos não deverem ser fechadas por alguma razão, claro que podem haver alguns limites.

Finalizando a homilia, o Bispo citou o trecho da homilia do Papa Francisco na Santa Missa e Canonização do Beato Padre Junípero Serra, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição, Washington, em 23 de Setembro de 2015: “A Igreja, o povo santo de Deus, sabe percorrer as estradas poeirentas da história, frequentemente permeadas por conflitos, injustiças e violência, para ir encontrar os seus filhos e irmãos. O santo povo fiel de Deus não teme o erro; teme o fechamento, a cristalização em elite, o agarrar-se às próprias seguranças. Sabe que o fechamento, nas suas múltiplas formas, é a causa de tantas resignações”.

O bispo finalizou desejando feliz aniversário à Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira e agradecendo a todos os padres e leigos que de alguma forma contribui ou já contribuíram nestes 20 anos de história e missão.