Celebração marca jubileu de ouro de ordenação presbiteral e proclamação do Ano Missionário 2020

Como parte das comemorações pelo aniversário de cinquenta anos de ordenação presbiteral de dom José Belisário da Silva, OFM, arcebispo metropolitano de São Luís. A Arquidiocese de São Luís preparou uma programação especial para a celebração, sendo realizada neste sábado, 14, com início ás 16h, na Praça da Ressurreição, no bairro Anjo da Guarda, contando com a presença de milhares de fiéis que testemunharam uma linda celebração.

A solenidade contou com a participação de sua família, onde estes chegaram nesta última quinta-feira 13, direto de sua cidade natal, Carmópolis em Minas Gerais.

Participaram também bispos convidados, oriundos de outros estados, como dom Dario, arcebispo de Vitória no Espírito Santo, dom Juarez, bispo diocesano de Parnaíba no Piauí, dom Alfredo, bispo emérito também de Parnaíba, dom Leonardo Steiner, arcebispo nomeado de Manaus no Amazonas e dom José Carlos Chacorosvk, bispo diocesano de Caraguatatuba em São Paulo.

Bispos das dioceses do Maranhão, também estiveram presentes na festividade, dom Evaldo Carvalho, bispo da diocese de Viana, dom Armando da diocese de Bacabal e dom Sebastião Bandeira, bispo da diocese de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5, assim como padres de diversas paróquias da nossa Arquidiocese e diáconos.

Dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar de São Luís, exorta em sua homilia a satisfação em dividir com os presentes a felicidade dos cinquenta anos de ordenação presbiteral do arcebispo metropolitano, dom José Belisário.

Ano Missionário 2020

Na oportunidade, ocorreu a abertura do Ano Missionário Arquidiocesano 2020. Com o tema “Vão com a força do Espírito Santo e sejam minhas testemunhas” (At 1, 8), o ano de 2020 para a Arquidiocese de São Luís será de missão. Todas as 56 paróquias da Arquidiocese realizaram retiros preparatórios.

O ano missionário é fruto do Plano de Pastoral elaborado em 2015, durante a edição 26 da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que dentre as principais determinações, definiu o despertar missionário para 2020. Passo definidor para a proclamação do estado permanente de missão.

A Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realiza-se anualmente. Nela se avalia a caminhada pastoral da arquidiocese. A cada quatro anos, coincidindo com a publicação das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, essa avaliação ganha uma intensidade especial. Trata-se de redigir, a partir das novas Diretrizes, um plano de pastoral para o quadriênio seguinte.

Todas as atividades atribuídas ao Ano Missionário estão sob a coordenação do padre Jadson Borba e sua equipe. Este parabenizou dom José Belisário pela seus cinquenta anos de ordenação sacerdotal e ressalta:

“Dom Belisário tem um legado, uma história. A experiência e a sabedoria de vida, com a serenidade que ele enfrenta as dificuldades. E estou muito feliz de está a frente coordenando essa grande missão no próximo ano.” Disse

Para a Arquidiocese de São Luís, o ano de 2020 será, por excelência, um ano missionário, para cuja realização é necessário que nos preparemos convenientemente – paróquias, comunidades e agentes pastorais. Na exortação apostólica “A alegria do Evangelho”, o papa Francisco, entre outras coisas, nos chama a atenção para algumas tentações a serem evitadas por nós, agentes pastorais.

Será um ano em que serão intensificadas as visitas às famílias, hospitais, escolas, comunidades e instituições; as visitas ocorrerão em formato de celebrações, de modo, que promovam o encontro com o próximo onde quer que este esteja.

Por Secom – Setor de Comunicação da Arquidiocese de São Luís